Este sábado (10) é o Dia de Luta Contra a Gordofobia. A data é uma oportunidade para discutir a discriminação contra pessoas gordas.
No Brasil, oito em cada 10 pessoas com obesidade já sentiram algum tipo de constrangimento por conta do excesso de peso. Desses, mais da metade afirmam ser vítima de discriminação.
Os dados fazem parte de um levantamento apresentado pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e pela Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica.
Os resultados da sondagem, realizada pela internet, apontaram que 68% dos participantes disseram ter tentando perder peso com ajuda especializada. Mais de 30%, tentaram emagrecer por conta própria.
E 18% dos entrevistados afirmaram recorrer a medicação sem prescrição médica ou substituindo refeições por shakes, produtos ou medicamentos vendidos na internet.
Também foram relatados casos de constrangimento ou discriminação em lojas, no trabalho e em consultórios médicos. 72% dos participantes da pesquisa disseram ter sofrido constrangimento no ambiente familiar.
O levantamento ouviu mais de 3.600 pessoas, 88% com excesso de peso e 37% com obesidade grau 3.
da Agência Brasil