Sexta-feira, 11 de Outubro de 2024

Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo: Pastor conta história de como superou a doença

2022-02-18 às 11:45

Nesta sexta-feira (18) é o Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo, data destinada a conscientizar sobre danos e doenças que o consumo excessivo de bebidas alcoólicas pode causar, tanto em homens quanto em mulheres. Para falar sobre o assunto, o programa Manhã Total com João Barbiero, da rádio Lagoa Dourada, entrevistou os pastores Rodrigo Labiak, responsável pela comunidade terapêutica Esquadrão da Vida, e Odilton Antunes, que tem uma história de superação relacionada ao alcoolismo.

Superação

O Pastor Rodrigo, da Igreja Cristã Presbiteriana (ICP), explica que o Esquadrão da Vida trabalha com o resgate de dependentes químicos. Um dos exemplos de superação da instituição é o Pastor Odilton, que está há 10 anos longe do alcoolismo. Ele conta que a família já possuía histórico da doença e que o próprio pai oferecia bebidas a ele desde a infância.

Depois de adulto, casado, Odilton explica que a situação foi ficando cada vez mais complicada. “A minha rotina era 22 bares por dia. Eu começava 8h da manhã, tomava uma ‘meiota’ em cada um e devia em todos os bares também. No bar eu encontrei pessoas que não eram do bem, me envolvi em uma quadrilha de assalto a banco, estávamos com pouco dinheiro, devíamos em todos os bares”, conta.

Em um dos assaltos, Odilton conta que o grupo acabou preso. Ele passou 13 anos na prisão e relembra que, mesmo após sair da cadeia, continuou fazendo uso de álcool. “Eu abandonei minha famlia e morei na rua, morei no terminal por dois anos”, diz. Porém, tudo mudou quando conheceu a comunidade terapêutica. “Eu tive uma oportunidade, quando estava na rua, de participar do programa de recuperação de pessoas doentes no Esquadrão da Vida”, afirma. “Ele terminou o tratamento de 9 meses e permaneceu trabalhando conosco por um tempo”, aponta o Pastor Rodrigo.

Pastor Odilton comemora a sua recuperação. “Hoje eu sou um homem feliz. Eu resgatei a minha família de volta. Quando eu saí do Esquadrão, o meu ciclo com o alcoolismo acabou”, completa.

Buscar ajuda

Pastor Rodrigo Labiak explica que o primeiro passo para aqueles que convivem com um caso de alcoolismo é acolher. “A primeira orientação é amor. Tentar trazer pra perto, tentar entender porque ele está fazendo uso do álcool. Caso não tenha uma solução e haja a necessidade do internamento, aí tem que buscar essa ajuda”, diz. Ele ainda completa. “O Esquadrão da Vida recolhe pessoas acima de 18 anos. Mas o internamento tem que ser a última opção da pessoa. O amor dos pais, talvez um aconselhamento espiritual também ajuda muito”, finaliza.

O Esquadrão também trabalha com um grupo de apoio, aberto ao público, que acontece todas as terças-feiras, às 19h30, na sede administrativa da comunidade, em Oficinas. “A gente trabalha com as famílias das pessoas que estão conosco na chácara e também com essas pessoas que precisam de algum tipo de cuidado, que estão começando a usar algum tipo de droga. A gente acompanha eles com psicólogo, assistente social, temos uma equipe bem preparada para dar esse acompanhamento”, conclui.

Confira a entrevista na íntegra: