Sexta-feira, 13 de Dezembro de 2024

Diocese de PG festeja a padroeira Mãe da Divina Graça

2022-09-15 às 17:05

É festejado nesta quinta-feira (15) o dia da Mãe da Divina Graça, padroeira da Diocese de Ponta Grossa.  Sant’Ana é a padroeira de Ponta Grossa, sede da Diocese, desde 15 de setembro de 1823, mas, a Diocese permaneceu sem patrono de sua criação, em 1926, até abril de 1983, quando o Papa João Paulo II proclamou Nossa Senhora Mãe da Divina Graça padroeira da Diocese de Ponta Grossa.

Desde que chegou à diocese, no início de 1961, Dom Geraldo Micheletto Pellanda, nunca escondeu sua devoção à Mãe da Divina Graça a quem, inclusive, tinha o desejo de construir um santuário, sonho concretizado em novembro de 1979. A imagem da santa ele mesmo trouxe de Roma, das mãos do Santo Padre Paulo VI, em 1963. E foi a pedido de Dom Geraldo e com a aprovação unânime do Conselho Presbiteral, reunido dia 27 de abril de 1983, que o Papa João Paulo II definiu a Mãe da Divina Graça como padroeira.

A festa da padroeira da Diocese, a princípio, foi celebrada em maio. Depois, por se tratar de Tempo Pascal, acabou transferida para outubro, quando, no entanto, já se comemorava o Dia das Missões. Diante disso, passou para o terceiro domingo de setembro, mas, após várias consultas ao clero, a festa ficou sendo celebrada, em toda a Diocese, no dia 15 de setembro, dia do aniversário do município de Ponta Grossa. O título de Mãe da Divina Graça lembra os atributos de Maria de corredentora, de cooperadora e de medianeira das graças. Ela tornou-se mãe de Cristo, graça de Deus. Como mãe da própria graça, Maria cooperou livremente na obra da salvação da humanidade.

da assessoria