Sábado, 04 de Maio de 2024

Dom Sergio faz acolhida em primeira reunião geral do clero

2022-03-18 às 09:02

A Paróquia São Pedro Apóstolo, em Ponta Grossa, sediou a primeira reunião geral do clero deste ano, nesta quinta-feira (17). Foram vários os assuntos abordados junto às aproximadamente cem pessoas, entre padres, religiosos, diáconos e seminaristas, que participaram. O bispo Dom Sergio Arthur Braschi foi quem fez a acolhida, saudando a todos e solicitando a apresentação dos padres e religiosos que estão chegando este ano à Diocese de Ponta Grossa. Dom Sergio detalhou sua participação na Assembleia dos Bispos do Paraná, encerrada dia 15, em São José dos Pinhais, falando também de seu tratamento de saúde.

O bispo, que iniciou terapia em novembro para tratar nódulos na base da língua, citou que os internamentos para a realização dos ciclos vinham acontecendo sempre a cada três semanas e que as reações são muito diversas. “Há ciclos em que são mais intensas, outros, menos sentidas pelo organismo. Atrasei o tratamento em função dessas reações e também da Covid que acabei contraindo. Agora, apareceram manchas vermelhas pelo corpo, que coçam muito, e minha médica achou melhor suspender as sessões até que elas desapareçam. Até me internei, semana passada, na tentativa de iniciar o quinto ciclo, mas depois da especialista achar perigoso, desistimos. Ainda vamos ver quando será dado prosseguimento às sessões. Vou fazer o quinto e o sexto ciclo, realizar exames para avaliar os efeitos no organismo e só aí iniciar a radioterapia, que pretendo fazer em Curitiba, pensando em prejudicar o menos possível a qualidade de vida”, informou dom Sergio, que se disse bem, sem dor, apresentando apenas uma leve fraqueza. O bispo chegou a ministrar o sacramento da Crisma, no final de semana passado, em Guamiranga, e pensa em ir a Ivaí, neste domingo. “Quero ver se estarei bem para ir”.

Dom Sergio que esteve na Assembleia dos Bispos do Paraná, realizada de 13 a 15 deste mês, na Metropolia Católica Ucraniana São João Batista, na Colônia Marcelino, destacou o caráter diferenciado do encontro, neste início de ano, em especial pelo jantar típico e apresentação de danças ucranianas, e, estreitamento da convivência entre os bispos da Igreja Católica Ucraniana e da Igreja Católica Latina. Os bispos foram orientados a divulgar e motivar a adesão de suas comunidades na campanha de doação de recursos no projeto humanitário pela Ucrânia.

O bispo citou os principais assuntos tratados na Assembleia, destacando a Missão Católica em Quebo, na África. “Conversamos sobre as dificuldades enfrentadas lá na diocese, que está vacante, principalmente, quanto a troca constante de missionários. Estamos refletindo sobre a escolha de um casal coordenador missionário e o envio de integrantes de uma congregação feminina religiosa de Maringá, que solicitou se utilizar da estrutura montada pelo Regional na Guiné, em um primeiro momento”, contou. Dom Sergio também lembrou a importância de o clero colaborar solidariamente na coleta da Quinta-Feira Santa, direcionada aos padres da Missão São Paulo VI. “É um gesto fraterno”.

A reunião do clero teve ainda o testemunho de padre Osvaldo Pinheiro sobre os dois anos de administração da Paróquia São João Batista, em Canutama, na Prelazia de Lábrea (AM). Conduzida pelos padres responsáveis pela Ação Evangelizadora, Joel Nalepa, e, Pastoral Vocacional e Presbiteral, Martinho Hartmann, além do ecônomo da Diocese, padre Mário Dwulatka, o encontro abordou também o Plano Diocesano de Pastoral, Sínodo dos Bispos/etapa diocesana, Campanha da Fraternidade, encontro de preparação para o Batismo nas paróquias, as Novas Comunidades, os encontros personalizados para o Sacramento do Matrimônio, estágio vocacional, o retorno das visitas das capelinhas nas casas, gestão paroquial, a formação para equipes paroquiais de Liturgia, a Missa do Crisma, na Quinta-Feira Santa, dia 14 de abril, e a romaria da Diocese de Ponta Grossa ao Santuário de Nossa Senhora do Rocio, em Paranaguá, no dia 17 de julho. Foi pedido aos padres que motivem a participação de seus paroquianos.

da assessoria