Sexta-feira, 11 de Outubro de 2024

Dormir menos de 5 horas pode aumentar o risco de depressão, diz estudo

2023-10-20 às 15:59

Noites de sono mal dormidas estão diretamente relacionadas ao desenvolvimento de transtornos psicológicos, como depressão ou ansiedade. De acordo com um novo estudo feito por cientistas da University College London, na Inglaterra, o problema começa com as dificuldades para dormir.

Segundo a pesquisa, publicada na revista Nature nesta sexta-feira (20), pessoas que dormem menos de cinco horas por noite têm maior probabilidade de desenvolver um quadro depressivo. Os resultados apontam que aqueles com predisposição genética para dormir menos têm 2,5 vezes mais probabilidade de desenvolver sintomas depressivos nos próximos quatro a 12 anos.

A equipe reuniu os dados genéticos e de saúde de 7.146 indivíduos com idade média de 60 anos. A análise foi baseada nas características genéticas, e não no tempo que elas realmente dormiam a cada noite.

Segundo a pesquisadora Odessa Hamilton, principal autora do estudo, levantamentos anteriores descobriram que algumas particularidades do material genético humano estão ligadas à capacidade de pegar no sono.

“Ao usar a suscetibilidade genética às doenças, determinamos que o sono provavelmente antecede os sintomas depressivos e não o inverso”, destaca, em entrevista ao site Daily Mail.

Leia a matéria completa do Metrópoles