Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

D’P 360: Parque de Olarias será inaugurado após 23 anos de espera

2020-02-28 às 17:28

Inauguração está prevista para o dia 22 de março

Por Matheus Fanchin

Uma das grandes esperas da história de Ponta Grossa já tem data para acabar: trata-se do Parque de Olarias, obra que teve a primeira licitação no ano de 1997.

O dia 22 de março está marcado como a data da entrega do Parque, não por acaso, este também é o Dia Mundial da Água. Tal data foi anunciada pelo prefeito Marcelo Rangel  durante a assinatura da concessão do Parque de Vila Velha à iniciativa privada no dia 19 de fevereiro.

Parque de Olarias é opção de lazer para as famílias ponta-grossenses

Em uma breve caminhada pelo complexo, observam-se famílias, crianças e pescadores ao redor do lago realizando as mais diversas atividades. Entre as principais estão: Caminhada, exercícios físicos diversos, academia ao ar livre e a mais recente novidade, pesca esportiva, recém liberada no lago. Mesmo ainda em obras, o local segue com um alto número de frequentadores, sobretudo aos finais de semana.

A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa já havia previsto a inauguração do espaço por ao menos duas vezes no ano de 2019. Contudo, esta é a primeira vez que é estipulada uma data de inauguração para o local. Prova disso são as obras e atrações no entorno do lago, este que é o coração do Parque. Ao redor do lago nota-se grama recém plantada, equipamentos de ginástica, parque para as crianças, pista de caminhada e obras de paisagismo.

Projeto original e custos

O projeto original do Parque de Olarias estipula ainda a formação de mais quatro lagos, sendo que neste momento apenas o primeiro já saiu do papel. Com relação aos gastos das obras, até o ano de 2019 cerca de R$ 15 milhões era o valor previsto para a construção do Parque. Porém, com as obras do entorno e da recuperação das vias de acesso ao Parque, tal investimento deverá chegar em algo próximo dos R$ 25 milhões.

Breve histórico do Parque e Lago de Olarias

1997 – Acontece a primeira licitação prevendo a construção do Lago de Olarias. A obra chegou a sair do papel, porém foi paralisada ao final do ano de 2004

2014 – Após 10 anos a obra é retomada, já na gestão do atual prefeito Marcelo Rangel

2017- Finalizado o projeto paisagístico, primeiro lago formado e instalação da iluminação em LED

2019 – Pesquisadores da UEPG avaliam qualidade da água do lago e atestam que a mesma é imprópria para banho. Prefeitura Municipal libera a pesca esportiva no lago

2020 – Últimos ajustes no Parque na questão de iluminação e pavimentação. Instalação do parque para as crianças e dos equipamentos de ginástica. Inauguração é marcada para o dia 22 de março – Dia Mundial da Água

Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa

Fotos/Vídeo: Matheus Fanchin

Confira fotos exclusivas do Parque de Olarias:

Confira um vídeo exclusivo do Parque de Olarias

D’P 360 – Confira:

D’P 360: Parque de Olarias será inaugurado após 23 anos de espera! Inauguração está prevista para o dia 22 de…

Posted by D'Ponta News on Friday, February 28, 2020