Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Dra. Juliana Ribeiro explica segredos para ter uma boa memória

2022-07-29 às 17:25

Em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta sexta-feira (29), Dra. Juliana Ribeiro, das Farmácias Eficácia Brasil, explicou sobre os segredos para ter uma boa memória.

Dra. Juliana estima que a cada 10 pessoas que vão até a farmácia, 7 se queixam de perda de memória, independente se tenham tido Covid ou não. Estas falhas na memória podem estar ligadas a diversos fatores, conforme explica a profissional. “O que regula nossa memória: nós temos organelas, mitocôndrias, elas estão dentro da nossa célula, produzem energia. Então quando você tem qualquer tipo de doença, em especial envolvendo a pós-covid agora, essas mitocôndrias são muito consumidas, é a mesma coisa de ter um carro 1.0 e querer que ele ande a 180 km. Com isso vai matando mitocôndrias, o indivíduo vai ficando com cansaço e menos energia, e os neurônios vão morrendo também”, explica.

Ela também pontua que o esquecimento acontece quando as rotas de um caminho entre um neurônio e outro estão interrompidas, muitas vezes pela morte do neurônio ou falta de energia, ou até mesmo pelos dois fatores. Para prevenir, é importante manter em dia o bom colesterol e as vitaminas do complexo B, elementos fundamentais para o bom funcionamento do cérebro. “80% do nosso colesterol vai para o cérebro, ele precisa de gordura para funcionar. O bom colesterol é importante para o cérebro e também para produzir hormônios. Ele está presente na gordura de peixe, que são os ômegas”, diz. Já as vitaminas do complexo B estão presentes em carnes e ovos e ajudam contra dores musculares e na criação de massa muscular. Além dos alimentos, também é possível suplementar o Ômega 3 e as vitaminas do complexo B de acordo com indicação dos profissionais da área da Saúde.

Nas Farmácias Eficácia Brasil é possível encontrar esta suplementação e contar com a orientação da equipe especializada. “Todos nós estamos no novo normal, nesse novo normal conte comigo como profissional, temos o consultório farmacêutico na eficácia, temos uma equipe no balcão da farmácia para te ajudar”, finaliza. Dra. Juliana.

Confira a entrevista completa: