A Polícia Civil do Paraná (PCPR) atendeu a 139.454 solicitações para a confecção do Registro Geral (RG) do dia 16 de março – período que em que se iniciou o isolamento social – até o dia 30 de setembro, em todo Estado. O foco foram os casos emergenciais. Os mais recorrentes são de pessoas que solicitaram documento para receber auxílio emergencial e demais benefícios.
Das solicitações já atendidas, 101.519 referem-se à 1ª e 2ª via presenciais e 37.935 referem-se a 2ª via rápida, pela internet. Além disso, durante o mesmo período foram entregues 143.639 documentos. O número de entregas é maior, pois refere-se a documentos solicitados mesmo antes da pandemia.
O delegado da PCPR Marcus Vinicius Michelotto reforça que os trabalhos não pararam em nenhum momento durante a pandemia. “Todos os paranaenses que necessitaram do RG e comprovaram a emergência do documento foram atendidos”, afirma.
Michelotto destaca que além das pessoas que necessitavam do RG para receber benefícios do Governo, cidadãos que precisavam para efetuar negócios, abrir empresas, realizar inventários, entre outros, foram todos atendidos. “Um esforço redobrado dos nossos papiloscopistas, identificadores da prefeitura, Guarda Municipal e Polícia Militar, com quem temos convênio”, diz.
ATENDIMENTO – Os agendamentos relacionados à carteira de identidade pela internet estão temporariamente suspensos em razão das medidas de prevenção adotadas contra o novo coronavírus. Portanto, os casos tratados como emergenciais são atendidos diretamente nos Postos de Identificação da PCPR, sem a necessidade de agendamento prévio.
Em Curitiba, o atendimento ocorre no Posto Central, situado na Rua Pedro Ivo, 386 com horário especial de atendimento, das 10h às 16h. Nas demais cidades do Interior é necessário que o cidadão entre em contato com o Posto de Identificação da região e confirme os horários de funcionamento.
CASOS EMERGENCIAIS – Os casos de emissão de RG tratados com urgência são: retirada de medicamentos em farmácia, internação hospitalar, contratação para trabalho, viagem a trabalho ou em situação de saúde, furto ou roubo do documento, para operações financeiras, entre outros.
O cidadão que precise de atendimento deverá comparecer ao Posto de Identificação da PCPR de sua região, obrigatoriamente utilizando máscara e respeitando as recomendações de distanciamento social. Também é necessário apresentar documentos que comprovem a urgência do serviço.
Imagens/informações: Sesp.