Domingo, 19 de Maio de 2024

“É um processo que não se dará imediatamente”, afirma Manjabosco sobre reabertura do Pronto Atendimento Infantil (PAI) em PG

2022-04-04 às 11:59

Após o anúncio de que o Pronto Atendimento Infantil (PAI) iria reabir no Hospital da Criança, em Ponta Grossa, houveram muitas dúvidas da população sobre o serviço. Rodrigo Manjabosco, presidente da Fundação Municipal de Saúde, esclarece que a Prefeitura irá fazer um convênio com a UEPG, gestora do Hospital, para custear o serviço, porém “é um processo que não se dará imediatamente”. A declaração foi dada durante entrevista ao Programa Manhã Total apresentado por João Barbiero, na rádio Lagoa Dourada, nesta segunda-feira (4).

De acordo com Manjabosco, com o Hospital Municipal fechado, há a disponibilidade de “alguns recursos” da Prefeitura. “Fizemos a proposta do município custear esse serviço [PAI]. Nós estamos fazendo um convênio com a UEPG para custear este serviço dentro do hospital. Mas esse hospital não retorna para nosso comando, ele é um hospital hoje do Estado com gestão da UEPG”, destaca.

Ele ainda completa.”Nós vamos sentar para conversar essa semana com a UEPG, para criar esse convênio. É lógico, eles também terão que se organizar, terão que contratar profissionais para colocar lá. É um processo que não se dará imediatamente. E o município continua com sua proposta, teremos uma segunda porta para atendimento de pediatria”, afirma.

O presidente da FMS reforça que o atendimento pediátrico na UPA continua e, quando questionado sobre o motivo da UPA com atendimento pediátrico ocorrer no bairro Santa Paula e não na região central de Ponta Grossa, Manjabosco adianta uma novidade. “A UPA Santana tem um modelo de gestão diferente da UPA Santa Paula. Estamos adequando este modelo de contrato para fazer essa adequação, é um planejamento futuro que nós temos”, finaliza.

Confira a entrevista completa:

Presidente da Fundação de Saúde esclarece dúvidas sobre fechamento do Hospital Municipal de PG