A Secretaria estadual da Educação e do Esporte (Seed-PR) e o Conselho Estadual de Educação (CEE/PR) realizaram uma reunião nesta sexta-feira (6) para a entrega simbólica do referencial curricular e das diretrizes complementares referentes à implementação do Novo Ensino Médio no Paraná.
Os documentos foram aprovados a partir da deliberação 04/2021, do CEEP/PR, de 29 de julho, e trata das orientações relativas ao novo modelo, que será gradualmente adotado em escolas das redes pública e privadas a partir de 2022. A homologação acontecerá ao longo da próxima semana, com publicação no Diário Oficial.
Entre os encaminhamentos estabelecidos, estão a estruturação da Formação Geral Básica, a organização dos itinerários formativos e suas formas de oferta. O documento também contempla questões como carga horária, proposta pedagógica, avaliação e verificação de rendimento dos estudantes.
“O Novo Ensino Médio veio para proporcionar mais autonomia e protagonismo para estudantes de todo o Brasil. No Paraná, temos trabalhado junto com as comunidades escolares para que essa transição ocorra de maneira estruturada, apresentando seus benefícios desde os primeiros momentos do próximo ano letivo”, comenta o secretário da Educação, Renato Feder.
A matriz curricular segue sendo elaborada pela Seed-PR, contemplando as especificidades de cada modalidade de ensino.
da AEN