Sábado, 13 de Julho de 2024

Em duas horas, PRF flagra 126 veículos usando acostamento irregularmente no PR

2023-04-13 às 16:28
Foto: PRF

Em menos de duas horas de fiscalização, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou, na BR-376 em Curitiba/PR, 126 veículos utilizando o acostamento irregularmente.

A ação foi realizada na tarde desta quarta-feira (12), pelo Grupo de Motociclistas da PRF e teve como objetivo combater as condutas de transitar ou ultrapassar pelo acostamento no Contorno Sul, onde são realizadas obras e ocorre formação de filas.

Alguns condutores também acumularam infrações como não usar cinto de segurança, transportar criança fora dos dispositivos de retenção (cadeirinha) e utilizar telefone celular enquanto dirige.

A atitude de utilizar o acostamento irregularmente além de demonstrar a falta de respeito com quem está na fila, pode causar acidentes caso outro veículo precise do acostamento para parada de emergência ou acesso à área lindeira, ou ainda se houver ciclista ou pedestre transitando no local. Além disso, atrapalha ou por vezes impede a passagem de veículos de emergência.

A infração de transitar pelo acostamento é gravíssima (7 pontos) multiplicada por três (R$ 880,41) e no caso de ultrapassagem, ou seja, entrar na frente de outro veículo pelo acostamento, é multiplicada por cinco (R$ 1.467,35).

O acostamento só pode ser utilizado para o trânsito para que se adentre ou saia dos imóveis ou áreas especiais de estacionamento ou se determinado pela autoridade viária.

Apesar do comando específico ter ocorrido à tarde, houve fiscalização em outros horários e elas seguem acontecendo enquanto houver filas.

da PRF