Terça-feira, 30 de Abril de 2024

Boa nutrição e atividades físicas são chaves para a longevidade, afirma nutricionista Adriane Colaça

2022-05-02 às 13:18

Pesquisas apontam que a população com 65 anos ou mais vai triplicar até 2060, chegando a 25% da população brasileira. Em Ponta Grossa, segundo dados do IBGE, já são mais de 22 mil pessoas com 65 anos ou mais. Pensando nisso, o programa ‘Manhã Total’, da Rádio Lagoa Dourada, recebeu hoje a nutricionista Adriane Colaça, especialista em nutrigenética.

A nutrigenética estuda diferenças no DNA de cada pessoa e como elas impactam os organismos conforme os alimentos ingeridos. A genética influencia na capacidade de absorção e metabolização dos nutrientes, fatores que, combinados com outras práticas e hábitos, podem impactar nossa longevidade e equilíbrio emocional.

Questionada sobre o assunto, Adriane explicou que a alimentação nutre nosso microbioma, que são nossas bactérias: “Elas produzem vitaminas e outros substratos que influenciam no nosso corpo. Se eu não me alimento bem, meu intestino não vai funcionar bem, o que pode me deixar mais irritado, por exemplo”.

Ela conta que o equilíbrio é fundamental e que busca sempre analisar os tratamentos globalmente: “Uma das coisas que mais afeta meus pacientes é o stress, que altera a frequência cardíaca e aumenta a pressão. Tudo isso altera o metabolismo”.

Durante a entrevista, a nutricionista explicou que a genética influencia a absorção de nutrientes e as necessidades nutricionais de cada indivíduo. Ela aproveitou ainda para dar dicas de alimentação balanceada e destacou que o equilíbrio na dieta é fundamental.

Acompanhe o trabalho da nutricionista nas redes sociais: (@adricolacanutri)

Assista ao programa na íntegra.