Um casal de Ponta Grossa corre contra o tempo para arrecadar recursos para tentar salvar a visão do filho de 19 anos. Andrea Ribeiro, que trabalhava como diarista, criou uma vaquinha online para contar a história do filho Whalan e pedir ajuda com o tratamento.
O jovem de 19 anos, que estudava para prestar vestibular para Ciência da Computação, perdeu a visão do olho esquerdo há seis anos, quando teve um deslocamento da retina causado por fibrose. Há cerca de um mês atrás ele reclamou para a mãe que tinha algo de errado com a visão do olho direito, e que estava enxergando amarelado. Andrea e o esposo Marcio, que trabalha como eletricista de automóveis, levaram o filho para uma consulta no Hospital de Olhos de Ponta Grossa. O diagnóstico, novamente, foi de deslocamento da retina, que pedia uma cirurgia com urgência.
Para fazer o procedimento, a família procurou pela equipe da Médicos dos Olhos S. A., em Curitiba, onde Whalan tinha sido operado do outro olho. Em 07 de setembro, o jovem já estava na mesa de cirurgia para realizar o procedimento no olho direito, que custou cerca de R$ 14 mil e só foi possível por meio de parcelamento e da ajuda de amigos.
A cirurgia correu bem, porém, com 17 dias a família voltou ao Hospital para uma consulta de acompanhamento. Dessa vez, o médico constatou que o olho direito estava com fibrose e receitou um medicamento que custa R$ 1.900, com aplicação semanal para tentar parar o crescimento da fibrose.
Whalan fez a primeira aplicação do medicamento e retornou dias depois. Segundo o médico, a fibrose não tinha apresentado aumento, mas o líquido do olho (vítreo) estava subindo, ficando embaixo da retina. Por conta desse líquido, o jovem precisa passar por uma nova cirurgia, marcada para a próxima terça-feira (05).
No novo procedimento a equipe vai tentar remover esse óleo perto da retina, uma catarata que se formou no local e também a fibrose. Durante a cirurgia, o médico ainda vai decidir se será necessário colocar um anel de silicone em volta do olho direito de Whalan.
Para arcar com a cirurgia e as futuras aplicações do medicamento usado no tratamento da fibrose, a família criou uma vaquinha online. Quem tiver interesse em ajudar também pode entrar em contato direto com a família pelo telefone (42) 9927-4141