O Instituto Água e Terra (IAT) multou em R$ 150 mil, a empresa proprietária do caminhão carregado com combustíveis, que tombou na PR-151 no dia 14/10, em Ponta Grossa, nas proximidades da indústria Harima. O acidente teve o vazamento de combustível que escorreu para o Rio Pitangui. De acordo com o laudo do IAT, a contaminação nos cursos d’água foi considerada alta.
Leia na íntegra a nota do IAT
O Instituto Água e Terra emitiu auto de infração no valor de R$ 150 mil pelos danos ambientais no Rio Pitangui, causados pelo acidente ocorrido em 14/10/20, na PR-151, em Ponta Grossa, no qual ocasionou o vazamento de combustível no corpo hídrico. Com apoio dos técnicos em amostragem do laboratório do IAT em Curitiba, amostras de água foram coletadas e encaminhadas para análise. Os resultados demonstraram que foi alta a contaminação dos cursos d’água, com grande toxicidade para organismos aquáticos. Apesar da autuação, a empresa transportadora da carga atendeu com prontidão todas as medidas de contenção dos danos, realizou a limpeza do local, a recuperação do ambiente e apresentou relatório de todas as ações.
Entenda o caso
O tombamento de um caminhão interditou ambas as pistas da PR-151, em Ponta Grossa. O caso aconteceu na manhã do dia 14 de outubro. Segundo informações, o veículo estaria carregado de diesel e gasolina, combustíveis que teriam sido derramados na pista. Em áudio através de aplicativos de mensagens, o Major André, do Corpo de Bombeiros de Ponta Grossa, disse que o bi-trem transportavam aproximadamente 50 mil litros de combustível, o qual teria boa parte sido derramada na pista, e um parte estaria no tanque de transporte.