Em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta quinta-feira (9), a empresária e consultora de imagem Giovana Giostri comentou sobre a importância da moda para o empoderamento feminino.
Giostri destaca que a moda não tem relação apenas com a questão da vestimenta, mas também tem papel na forma de expressão. “Quando nos fortalecemos no exterior, ficamos bem no interior, quando estamos bem vestidas, arrumadas, nos sentimos mais empoderadas, mais seguras para tomar decisões”, observa.
Analisando o passado, Giovana explica que antigamente a mulher se vestia para agradar os homens. No século XIX, por exemplo, a moda era a silhueta ampulheta e as mulheres usavam o espartilho, vestimenta que causava sofrimento a elas. “Essa roupa projetava os seios para frente e as nádegas para trás, era feito com um tecido forte e mantido por varetas feitas por barbatanas de baleia”, diz, citando o livro ‘A história da moda no Brasil’, de autoria do professor João Braga Netto.
Atualmente há muitos avanços na moda, de acordo com a empresária. “Depois com a vinda da Coco Chanel, que foi um ícone da moda, ela libertou as mulheres de muitas amarras. A Chanel foi um ícone da moda, ela criou as primeiras calças, ela gostava muito de andar a cavalo e ela achava desconfortável andar de saia, ela criou o corte mais curtinho do cabelo, que é o corte Chanel. Antes dela, as bolsas não tinham alça, elas iam nas festas e ficavam segurando as bolsas o tempo todo e ela criou a alça para as mulheres ficarem com as mãos livres”, conta.
Ela ainda acrescenta que hoje a moda se tornou mais confortável para a mulher. “Temos a moda loungewear que veio durante a pandemia e veio para ficar, é uma roupa mais solta, para ficar em casa com conforto. A moda comfy também. Podemos adaptar tecidos mais confortáveis como moletom para usar no ambiente de trabalho, por exemplo. O tênis, que antes usávamos mais para a prática de esportes, hoje usamos tênis com vestido, com alfaiataria”, completa.
Confira a entrevista completa: