Quinta-feira, 13 de Junho de 2024

Empresário do setor de óticas de PG explica a forma correta de limpar os óculos

2020-07-18 às 08:21

Os óculos, sejam eles de grau ou de sol, estão em todos os lugares e ocasiões. As pessoas vão com eles ao trabalho, ao parque, à balada, ao cinema. Mas, embora sejam um acessório comum no dia a dia, muitos ainda não sabem como limpar corretamente esses inseparáveis objetos, e, ao higienizá-los de forma incorreta, podem até mesmo danificar as lentes.

O proprietário e responsável técnico da ótica Optiluz, Heraldo Luz, explica que a maneira correta de limpar os óculos é com água fria e detergente líquido. “Recomendamos evitar a água quente, pois as lentes de grau geralmente são feitas de resina e não podem sofrer mudanças bruscas na temperatura. O detergente deve ser neutro, para que não tenha variantes que danifiquem as lentes”, detalha.

Para enxugar o acessório, Heraldo indica o uso de papel macio. “Pode ser um lenço descartável ou um papel higiênico mais fino. O pano tem durabilidade menor e funciona nas primeiras vezes, mas não funciona nas próximas”, compara.

Heraldo acrescenta que óculos de boa procedência podem ser higienizados várias vezes ao dia. “Não há nenhuma contraindicação em lavar os óculos várias vezes ao dia para retirar a oleosidade da pele e a poeira que ficam impregnadas. O ideal é limpar, no mínimo, quatro vezes ao dia ou sempre que estiver próximo a uma torneira”, explica.

Cuidados

“É melhor não limpar do que limpar de forma errada”, avisa o proprietário da Optiluz. Entre os produtos que não devem ser usados para a limpeza dos óculos, Heraldo cita os sprays para limpar e desembaçar lentes. “Alguns desses sprays não têm certificação pela Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária], e por isso não aconselhamos. A limpeza com detergente já ajuda a não embaçar os óculos, e, se necessário, existem lentes com tratamento especial neste sentido”, afirma.

Um dos erros mais comuns ao se limpar os óculos, segundo ele, consiste em limpá-los na própria roupa. “A nossa roupa está cheia de germes e bactérias, e, além da falta de assepsia, a poeira que fica no tecido pode riscar a lente”, alerta.

Outro cuidado especial consiste em não usar álcool para limpar óculos de sol. “Ao contrário dos óculos de grau, as lentes dos óculos de sol geralmente são feitas de policarbonato. O álcool danifica o policarbonato se usado em excesso, e pode até rachar a lente. Na dúvida, não utilize”, orienta.

Por Michelle de Geus | Foto: Divulgação