Quinta-feira, 15 de Maio de 2025

Empresas de Ponta Grossa são destaque em ranking nacional de engenharia

2022-12-23 às 14:03

Duas empresas ponta-grossenses conquistaram colocações no ranking “Engenharia Brasileira 2022: 500 Grandes da Construção”, elaborado anualmente pela revista O Empreiteiro. Os destaques foram da empresa Ponta Grossa Ambiental (PGA), que presta serviços de limpeza urbana na cidade, e a Zero Resíduos, que é especialista em soluções ambientais e destinação final de resíduos de qualquer natureza.

Ambas as empresas pertencem ao Grupo Philus, um dos principais grupos paranaenses do setor. O levantamento lista as maiores empresas de engenharia do Brasil em quatro segmentos: Construtoras, Montagem Industrial, Projetistas & Gerenciadoras e Serviços Especiais de Engenharia.

No segmento Serviços Especiais de Engenharia, entre as Maiores Variações de Receita, a Zero Resíduos conquistou o 10º lugar, com 54% de crescimento. Isso a coloca como a empresa com o maior crescimento no estado do Paraná.

Já entre os Serviços Especiais de Engenharia por Atividade, na categoria de Resíduos Sólidos, a PGA aparece em 18º lugar e a Zero Resíduos logo em seguida, no 19º lugar. As colocações também colocam as empresas como as maiores do Paraná.

Por fim, no ranking geral de maiores empresas de Serviços Especiais de Engenharia, a PGA conquistou a 54ª colocação e, a Zero Resíduos, a 55ª colocação.

Vítor Borsato, diretor do Grupo Philus, orgulhou-se do resultado conquistado pelas duas empresas. “Nosso trabalho é pautado pelo investimento contínuo e pela qualidade nos serviços prestados. As colocações mostram o quanto nossos colaboradores, gestores e parceiros estão em sintonia, trabalhando constantemente por nossos clientes, pelo nosso estado e pelo país”, comentou.

Investimentos

Nos últimos anos, as duas empresas têm investido em novas estruturas e em tecnologia. A Zero Resíduos inaugurou, em 2019, o CTR Vila Velha, um empreendimento licenciado para destinação e tratamento de resíduos. A estrutura conta com local para Segregação e Triagem, Compostagem e Aterro Sanitário.

Neste ano, a Zero também iniciou os serviços da OrganoZero Compostagem, espaço preparado para compostagem de resíduos orgânicos e, também, produção de compostos.

Além dos serviços de limpeza urbana e coleta de resíduos, a PGA também comanda a Usina Termoelétrica a Biogás (UTB), um empreendimento que transforma resíduos orgânicos em energia elétrica. A Usina se mostrou uma grande solução em sustentabilidade na região.

Para conhecer mais sobre as empresas e seus empreendimentos, basta acessar www.zeror.com.br e www.pgambiental.com.br.

da assessoria