Sexta-feira, 13 de Dezembro de 2024

Enfoque D’P: Ao lado dos associados

2022-08-24 às 15:00

Primeira mulher a ser eleita presidente da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa em 100 anos, a empresária e advogada Giorgia Bin Bochenek planeja uma gestão que beneficie a comunidade como um todo, promova o desenvolvimento e, é claro, defenda os interesses e o crescimento do empresariado

Por Michelle de Geus

O melhor jeito de prever o futuro é planejando-o. As palavras são da empresária e advogada Giorgia Bin Bochenek, primeira mulher a ser eleita presidente da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG). Ela assume o mandato pelos próximos dois anos, sucedendo a gestão do produtor rural Douglas Fanchin Taques Fonseca, presidente da associação nos últimos quatro anos (2016-2022). Giorgia promete usar a sua experiência para planejar ações que beneficiem toda a população e buscar soluções para os inúmeros desafios enfrentados pelo empresariado local.

Sobre o novo desafio, ela comenta que estar cercada de pessoas qualificadas traz mais segurança para assumir um cargo tão representativo na sociedade. Para ajudá-la nessa tarefa, ela terá ao seu lado Leonardo Puppi Bernardi, novo vice-presidente da entidade, e mais 31 diretores e 10 conselheiros que compõem a nova diretoria. “O principal é se cercar de pessoas competentes para auxiliar na realização dos trabalhos. A atual diretoria foi escolhida dentro dos quadros da ACIPG, mas tem a expertise necessária para ocupar cada pasta”, afirma.

Assim como Giorgia, os demais membros da diretoria se comprometeram a trabalhar voluntariamente pela entidade, buscando soluções e decisões que fortaleçam o empresariado local. “As decisões serão tomadas em conjunto com uma equipe técnica altamente qualificada. Tenho certeza que, diante de tantos desafios, não fugiremos à luta e seguiremos com um único propósito: estar ao lado dos associados”, garante Giorgia.

Pilares

Nos próximos dois anos, as atividades desenvolvidas pela ACIPG, segundo Giorgia, serão baseadas em quatro pilares. O primeiro será o da governança, buscando o que existe de boas práticas em entidades sem fins lucrativos. “Precisamos olhar para dentro da ACIPG, organizar os procedimentos internos e instituir o ‘compliance’”, explica. O segundo será resgatar a cultura associativista e incentivar a participação do empresariado local. “Os empreendedores precisam entender a importância de ter uma entidade forte e de representatividade que atue nos interesses de seus associados, além de trazer soluções e capacitação”, defende.

A inovação será outro pilar da atuação da nova diretoria. “Precisamos propiciar um ambiente favorável para a tecnologia e a inovação. Conhecer as dores dos nossos associados para que sejam criadas soluções”, aponta. E o quarto e último pilar é o da comunicação. “As pessoas precisam conhecer o trabalho desenvolvido pela associação. Para isso, será necessário reorganizar o foco dos nossos canhões de marketing para mostrar o que fazemos, muito mais do que mostrar benefícios e serviços”, explica.

Paralelo a tudo isso, Giorgia assegura que a ACIPG preservará a essência do associativismo e o seu papel de relevância para a sociedade, desenvolvendo ações e projetos que impulsionem a economia local. “Com esses quatro eixos girando em sinergia com o mercado, temos certeza que o desenvolvimento da nossa terra e da nossa gente será apenas consequência”, prevê.

“Os empreendedores precisam entender a importância de ter uma entidade forte e de representatividade que atue nos interesses de seus associados, além de trazer soluções e capacitação”

Nova fase

Giorgia é a primeira mulher a ser eleita presidente da ACIPG. Ela assume o cargo no momento histórico em que a entidade completa 100 anos de atuação. “Estou honrada e feliz pelos associados confiarem no meu trabalho para estar à frente da gestão 2022 / 2024. Todas as gestões foram importantes e queremos avançar ainda mais, com muito trabalho e dedicação, para a melhoria das condições de trabalho e renda de todos os associados”, declara.

A empresária se diz orgulhosa em fazer parte da história da entidade e destaca que os 100 anos da ACIPG marcam uma nova fase para a associação. “A jornada para chegar até aqui não foi fácil. Serão muitos os desafios, e será preciso ter muita dedicação pela frente. Completamos 100 anos e, mais do que o fim de uma etapa, o compromisso nos chama para o início de uma nova fase, nesse momento histórico para Ponta Grossa. Teremos muitos projetos para realizar”, observa.

No dia 15 de setembro do ano que vem, Ponta Grossa completará 200 anos. Isso significa que a associação marcou presença no município em nada menos do que 50% do tempo, ajudando a construir uma cidade mais próspera e desenvolvida. “A nossa cidade está em constante transformação, atraindo investimentos e investidores dos mais variados setores, e, sem dúvida, é o grande centro comercial e industrial dos Campos Gerais. A ACIPG está no centro desse processo e pode ser a impulsionadora de novas transformações”, opina.

União

Na visão da nova presidente da ACIPG, a união de esforços será essencial para a boa gestão da entidade e para o desenvolvimento do município. “Pouco se faz sozinho, mas, juntos, com a soma de esforços, aliado a associações, entidades, instituições e lideranças, será possível levar mais informações e projetos de conteúdo prático para os nossos empresários”, destaca.

Além de reunir diversos setores em prol do desenvolvimento local, Giorgia pretende fazer visitas aos empresários que atuam nos bairros e nos distritos industriais para ouvir os associados e promover as transformações necessárias. “Vamos reunir diferentes lideranças para, juntos, sonharmos, planejarmos e construirmos uma cidade melhor. Vamos somar esforços para atender os anseios dos associados e acompanhar as dificuldades enfrentadas pelos comerciantes, industriários, agropecuaristas, prestadores de serviços, profissionais liberais e empresários”, acrescenta.

“A ACIPG precisa ser pujante e oferecer condições favoráveis para os associados de todos os segmentos, ainda mais neste tempo pós-pandemia, para que ocorra a retomada da economia, dos negócios e da expansão das atividades”

Rompendo paradigmas

Segundo a presidente, o maior desafio da nova gestão será romper paradigmas e mudar a cultura do empresariado local para fomentar o associativismo. “Os empresários que atuam no mesmo segmento não são necessariamente concorrentes e podem realizar atividades em conjunto, como, por exemplo, comprar um determinado produto em maior quantidade, o que consequentemente diminuirá o preço e aumentará o lucro para ambos”, exemplifica, acrescentando que os núcleos setoriais da associação podem ajudar os empresários a encontrarem soluções em conjunto.

Dentro desse tema, Giorgia observa ainda que a nova diretoria pretende valorizar mais os associados e fazer campanhas para a adesão de novos membros. “Vamos chamar aqueles que não estão conosco para, juntos, construirmos uma associação mais forte e obtermos mais resultados efetivos em prol de todos”, relata.

Em defesa dos associados

Na visão da empresária, o principal papel da ACIPG é contribuir para a geração de riqueza e empregabilidade, e incentivar o desenvolvimento local e regional. “A associação representa empresários que são corajosos por empreenderem no Brasil. As taxas tributárias são altíssimas e eles assumem sozinhos o risco do negócio. Estamos falando de uma classe que gera riqueza e renda na cidade e, por consequência, colabora com o desenvolvimento local e regional”, ressalta. “A missão da ACIPG é auxiliar esses empresários a desenvolverem os seus negócios e aumentarem a sua rede de parceiros ou fornecedores, e oferecer capacitação contínua”, complementa.

A presidente frisa ainda que a associação deve liderar a defesa dos interesses dos associados por meio do diálogo franco com representantes políticos e lideranças da cidade e região. “A ACIPG precisa ser pujante e oferecer condições favoráveis para os associados de todos os segmentos, ainda mais neste tempo pós-pandemia, para que ocorra a retomada da economia, dos negócios e da expansão das atividades”, analisa.

“Para mim e para toda a diretoria, foi uma honra muito grande quando a Giorgia aceitou o desafio de ser a presidente da ACIPG”, diz o ex-presidente Douglas Fanchin Taques Fonseca

Continuidade

O empresário e produtor rural Douglas Fanchin Taques Fonseca deixou a presidência da ACIPG após dez anos (1998-2002 e 2016-2022) à frente da entidade. “Para mim e para toda a diretoria, foi uma honra muito grande quando a Giorgia aceitou o desafio de ser a presidente da ACIPG. Ela esteve seis anos conosco na diretoria, esteve à frente da ACIPG Mulher, onde fez um brilhante trabalho, e é uma honra muito grande ela dar continuidade aos trabalhos, agora como presidente da entidade”, destaca.

Na visão do ex-presidente, com Giorgia à frente da associação, a entidade trará novas conquistas para os empresários e para a população em geral. “A ACIPG não defende somente o interesse dos empresários. Ela defende os interesses da comunidade como um todo. Porque temos certeza que a comunidade indo bem, a indústria vai bem, o comércio vai bem e todos os setores vão bem”, aponta.

Mais forte e atuante

Tendo em mente os desafios que terá pelos próximos dois anos e os projetos que pretende desenvolver para fomentar a economia local, Giorgia afirma que gostaria de deixar como legado uma ACIPG mais forte e atuante. “Espero realizar um bom trabalho, com muitas conquistas, e que possamos engajar os empresários com o único propósito de prosperar. Se conseguirmos realizar as campanhas de incentivo de compra local e aumentar a capilaridade de todos os associados, penso que andamos no caminho certo”, conclui.

CONHEÇA A NOVA PRESIDENTE

Giorgia Bin Bochenek é advogada e sócia do escritório Bin Advogados Associados, voltado ao segmento corporativo e com expertise em diversos segmentos jurídicos. É formada em Direito pela Universidade do Oeste Paulista, especialista em Direito Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), pós-graduada em Direito do Trabalho pela Academia Paranaense de Estudos Jurídicos (APEJ), em Direito Aeronáutico pela Universidade Tuiuti do Paraná e em Administração Pública pela PUC de Minas Gerais, e mestre pela Universidade de Coimbra (Portugal). Giorgia também é empresária e sócia da D’Lunna, loja de bolsas e calçados femininos. Também já foi coordenadora do programa OAB Cidade, da subseção Ponta Grossa da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), presidente do Rotary Club Ponta Grossa Alagados, presidente do Observatório Social do Brasil – Campos Gerais, vice-presidente da Comissão de Agronegócio da OAB de Ponta Grossa e secretária da Comissão de Infraestrutura e Sustentabilidade da OAB do Paraná. Na ACIPG, em 2018, foi eleita a primeira diretora da ACIPG Mulher e, na última gestão, atuou como diretora de Relações Institucionais. É ainda presidente do Comitê Avança Campos Gerais, que objetiva fortalecer o ambiente de negócios com ações estruturantes em toda a região.

NOVA DIRETORIA DA ACIPG 2022 / 2024

Diretores

Presidente: Giorgia Enrietti Bin Bochenek

Vice-Presidente: Leonardo Puppi Bernardi

Diretor Secretário: Estefano Stemmer Junior

Diretor Financeiro: Bruno Ítalo Ronchi

Diretora de Comércio: Miriam Prado Barbur Carneiro

Diretor de Indústria: Otto Ferreira Neto

Diretor dos Prestadores de Serviços: Fábio Aurélio Nabozni

Diretor de Agronegócios: Edilson Gorte

Diretor de MEI, Micro e Pequenas Empresas: Juliano Kobellache

Diretor de Assuntos Comunitários e Governamentais: Antônio Renato Beltrão Galvão

Diretor de Responsabilidade Social: Rafael de Mello Zanim

Diretor Jurídico: Gustavo Souza Neto Mandalozzo

Diretor de Fomento e Estudos Socioeconômicos: Athos Carneiro de Sá Junior

Diretor de Soluções: Cristiano Junkes

Diretor de Marketing e Comunicação: Guilherme Dias de Almeida

Diretor de Eventos e Assuntos Culturais: Indianara Prestes Matar Milleo

Diretora de Associativismo: Adriana Raquel Lourenço Almeida Mendonça

Diretor de Planejamento Urbano: Jarbas Goes

Diretor de Capacitação Empresarial e Qualificação Profissional: Nelson Ari Canabarro de Oliveira

Diretor de Tecnologia e Inovação: Oséias Gomes de Moraes

Diretor de Patrimônio: Leonardo Mendes Stadler

Diretor de Turismo: Leandro Carlos Ribas

Diretora Mulher Empresária: Camila Teixeira Kluppel

Diretora Jovem Empresário: Thanile Gabriela Ratti

Diretora de Meio Ambiente: Caroline Schoenberger

Diretor de Políticas Públicas: Guilherme Busato de Lima

Diretor de Saúde: Pedro Moyses Soares Jacintho

Diretor de Transportes: Gilson Vitoriano Barreto

Diretor de Novos Serviços: Jean Cesar de Paula Oliveira

Diretor de Comércio Exterior: Jeymisson Bueno de Melo

Diretor de Educação: Osni Mongruel Junior

Diretor de Relações Institucionais: Wilson Souza de Oliveira

Conselho de representantes

Membros efetivos:

Douglas Fanchin Taques Fonseca

José Eli Salamacha

Gilmar Tadeu Costa Teixeira

Florisvaldo Aparecido Hudinik

Amarildo Antônio Prâmio

Membros suplentes:

Ermar José Toniolo

Marcio Adriano Pauliki

Hudson da Cunha Zanoni

Paulo Roberto Veiga

Marcus Vinicius Bernardi

Conteúdo publicado originalmente na Revista D’Ponta #290 Agosto de 2022.