Quinta-feira, 15 de Maio de 2025

Enfoque D’P: Zero Resíduos – Reconhecimento para quem faz mais do que o básico

2022-12-22 às 11:09

O Programa de Certificação Aterro Zero, da empresa Zero Resíduos, foi desenvolvido para reconhecer as indústrias e empresas que se preocupam em buscar as destinações finais mais nobres e ambientalmente adequadas para cada um de seus resíduos

Nos últimos anos, uma onda de informações sobre sustentabilidade foi levada ao debate da população. O conceito ESG (sigla em inglês para Meio Ambiente, Social e Governança) surgiu como uma nova tendência de direcionamento das políticas corporativas, dentro da qual as empresas começaram a buscar práticas que as levem a uma gestão mais adequada e preocupada do que apenas o básico.

As práticas vinculadas ao meio ambiente incluem separação dos resíduos, reutilização de materiais dentro dos processos, produtos mais ecológicos, alimentação saudável, entre outros. Contudo, parte dos subprodutos das empresas ainda não pode ser integralmente reutilizada ou reciclada e precisa de uma destinação final. Nessa linha, empresas que se preocupam com a contratação de destinações mais nobres dos aterros sanitários saem na frente, demostrando uma preocupação com o futuro da população.

Ficar para trás não é uma opção

De acordo com um estudo realizado no ano de 2019 pela agência de pesquisa norte-americana Union + Webster, divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), 87% da população brasileira prefere comprar produtos e serviços de empresas sustentáveis e 70% dos entrevistados disse que não se importa em pagar um pouco mais por isso. Ou seja, empresas que adotam práticas mais sustentáveis saem na frente, não apenas no quesito ambiental, mas também na venda de seus produtos.

Programa Aterro Zero

Levando em conta esse cenário, a empresa Zero Resíduos lançou o Programa de Certificação Aterro Zero. O conceito de Aterro Zero foi criado nos anos 70, como forma de engajar a comunidade e empresas a gerenciarem os seus resíduos de forma mais sustentável, buscando sempre repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar, e, quando isso não for possível, buscar a destinação final com menor impacto ambiental.

De acordo com o diretor de negócios da Zero Resíduos, Vítor Borsato, o projeto é focado em avaliar e quantificar a destinação final de resíduos de cada gerador. “O Programa de Certificação Aterro Zero, da Zero Resíduos, foi implementado para reconhecer as indústrias e empresas que realmente se preocupam em buscar as destinações finais mais nobres para cada um de seus resíduos”, explica.

Como funciona?

O programa busca identificar como cada gerador está gerenciando os seus resíduos, com o intuito de buscar o máximo reaproveitamento e reciclagem, minimizando o envio de resíduos para aterros sanitários e industriais.
O processo começa com o mapeamento dos resíduos produzidos na planta industrial a ser certificada, inclusive aqueles que têm como destinação o reuso interno, quantificando, categorizando e, principalmente, identificando qual a tecnologia adotada para a destinação final. A partir do mapeamento, ocorrem as verificações das destinações finais, para confirmar se parte desses resíduos não está sendo encaminhada para aterro pelos destinadores terceiros, por conta da impossibilidade de utilização integral do material recebido.

Ao término do processo, são compilados os dados referentes aos resíduos gerados no ano avaliado, e o gerador que conseguir atingir a marca mínima de 90% de resíduos desviados de aterro poderá ser certificado, sendo ainda classificado em cinco categorias diferentes.

Borsato ressalta que deve haver o comprometimento de toda a unidade onde o projeto está sendo implementado, para que o programa seja verdadeiramente efetivo e contínuo. “O programa deve ser inserido como parte da integração, para assegurar que todos os colaboradores, sejam eles próprios e terceirizados, tenham a mesma responsabilidade sobre o tema”, aponta.

Já tem empresa certificada

A unidade Cozinha Central do Grupo Madero, localizada em Ponta Grossa, recebeu, no dia primeiro de setembro, a certificação do Programa Aterro Zero da empresa Zero Resíduos, especializada em gestão, tratamento e destinação de resíduos. O reconhecimento é fruto da gestão ambiental realizada na indústria, com foco no mínimo envio de resíduos a aterros sanitários. A empresa recebeu o selo na categoria Prata, referente ao gerenciamento dos seus resíduos no ano de 2021.

Zero Resíduos

A Zero Resíduos é uma empresa que faz parte do Grupo Philus e é especializada na gestão, tratamento e destinação final de resíduos. Com sede em Ponta Grossa, mas atendendo toda a região dos Campos Gerais, a empresa já operou mais de 1.300.00 toneladas de resíduos. Além disso, atende mais de mil clientes em toda a região dos Campos Gerais. Tem soluções para destinações finais mais comuns, como compostagem, reciclagem, tratamento de efluentes e aterro, e também oferece soluções para reaproveitamento energético de resíduos, como o coprocessamento.

Para saber como a sua empresa pode participar do programa e também para conhecer mais sobre a Zero Resíduos, basta acessar: www.zeror.com.br.

Conteúdo publicado originalmente na Revista D’Ponta #293 Novembro/Dezembro de 2022.