O engenheiro de produção mecânica Rivael Pacheco dos Santos, de 46 anos, morador de Ponta Grossa (PR), desenvolveu um projeto para possibilitar que caminhoneiros do Brasil possam exercer sua profissão nos Estados Unidos da América. Em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta terça-feira (14), Rivael explica quais critérios os motoristas precisam cumprir para participar do projeto.
Rivael conta que trabalhou durante 15 anos em uma multinacional em Ponta Grossa e a empresa o transferiu para os Estados Unidos para atuar como engenheiro, em 2014, com um contrato de dois anos. “Em 2016 quando acabou o meu contrato eu tinha duas opções, ou eu voltava para o Brasil, ou ficava lá. Fiquei lá e minha ideia no começo era dirigir um caminhão, dar uma volta, mas não tinha como fazer isso sem habilitação. Comecei a procurar formas de poder dirigir e vi que tinha que fazer habilitação, e era bem caro. Procurei uma empresa que pudesse patrocinar a minha carteira de motorista. Foram 180 horas de aulas teóricas e práticas e consegui fazer a habilitação”, relembra.
Depois disso, ele conseguiu um emprego em uma transportadora e permaneceu lá por mais cinco meses. No final de 2016 voltou para o Brasil e hoje é gerente de frotas de uma multinacional. Entretanto, Riva nutria o desejo de ajudar outros motoristas brasileiros a também realizarem o sonho de exercer a profissão nos EUA. Depois de estudar o mercado e as possibilidades, desenvolveu o projeto pessoal de recrutamento de motoristas de caminhão. “O motorista já vai para lá com ‘Green Card’ (visto de imigração) para a família e para filhos menores de 21 anos, então você já vai para lá empregado, dependendo do tempo que você dirige no Brasil, pode ganhar até 2 mil dólares por semana”, diz. “Lá em 2016 já havia uma necessidade de 60 mil caminhoneiros nos EUA”, completa.
O interessado em ir para os EUA precisa atender alguns requisitos:
• Idade mínima de 23 anos;
• 3 anos de experiência dirigindo caminhão no Brasil;
• Boa saúde física e mental (não ter diabetes alta e nem pressão alta. Não tomar remédio controlado);
• Não ter ocorrência de problemas com a imigração americana;
• Não ter ocorrência de problemas com a justiça brasileira;
• Não ter ocorrência de acidentes graves na carteira de motorista brasileira;
• Falar pelo menos inglês nível intermediário.
Todo o processo que envolve a imigração do motorista para o país norte-americano demora de 1 ano e meio a 2 anos, segundo Riva.
Para saber mais sobre o projeto, acesse as redes sociais de Riva:
Instagram: @rivatruck_usa
Youtube: Riva na Estrada
Confira a entrevista completa: