Domingo, 13 de Outubro de 2024

Entenda qual é o papel da doula durante a gestação e parto

2022-04-12 às 11:39

A Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) aprovou, em primeira discussão, o projeto de lei nº 388/2020, que garante a presença de doulas nas maternidades e hospitais do Estado, no dia 28 de março. Para explicar como é realizado o trabalho das doulas, a profissional Fran Jardim foi a entrevistada desta terça-feira (12) no programa Manhã Total, na rádio Lagoa Dourada FM.

Fran explica que as doulas participam da gestação, do parto e pós-parto, trabalhando com o emocional, físico e psicológico das mulheres. “A doula é a profissional que dá o suporte para a gestante. A doula não faz o parto em si, até tem uma frase bem clichê que diz que a doula não faz parto, ela faz parte. Nós damos suporte para a mãe, principalmente, e para a família, esclarecendo termos médicos, deixando tudo o mais compreensível possível”, afirma.

Os encontros são realizados uma vez ao mês com as gestantes para conversar e “construir o parto”. “Eu gosto de dizer que nós construímos esse parto e a cada encontro a gente vai conversando sobre um tema, tirando dúvidas, trazendo luz aos medos. Todas nós mulheres e até os homens, já ouvimos várias relatos de mulheres de partos agressivos, com violência obstétrica”, diz Fran Jardim.

A doula também esclarece que pode acompanhar as gestantes em todos os tipos de partos, seja natural ou cesárea, por exemplo. Além disso, a doula atua para aliviar a dor da mulher com métodos não farmacológicos, durante o trabalho de parto. “Entramos no chuveiro, faço massagem na lombar, também trabalho com aromaterapia, na hora do parto eu levo aquele óleo, isso tudo faz parte do parto humanizado”, explica.

Após o parto, Fran conta que fica junto da mulher por mais três ou quatro horas e depois acompanha uma vez por semana, por cerca de dois meses. “Eu sempre falo que parto é 70% cabeça, se ela não estiver preparada, se não tiver resolvido as suas questões, vai refletir no parto. É um momento muito singular”, completa.

Confira a entrevista completa com a doula Fran Jardim: