Entidades ligadas à saúde que atuam em Curitiba e região metropolitana emitiram uma carta pedindo ajuda da população no combate à COVID-19. O comunicado é assinado pela Unimed Curitiba, Associação Médica do Paraná, Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado do Paraná (FEHOSPAR), Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Paraná (SINDIPAR),Associação dos Hospitais do Estado do Paraná (AHOPAR) e pela Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba.
Na carta, as entidades reforçam as medidas de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus – como distanciamento social, uso de máscara e higienização das mãos – e destaca que apenas o comportamento das pessoas é capaz de frear o avanço da doença.
“O principal motivo do avanço da doença foi o relaxamento no comportamento das pessoas. As pessoas perderam o medo da doença. As pessoas não se importam em contaminar outras pessoas, contando que se sintam bem. As pessoas querem “aproveitar a vida” e ignoram a morte”, afirma o comunicado.
Confira o comunicado na íntegra: