Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Equipes da ala COVID-19 do HU-UEPG recebem treinamento

2020-10-27 às 09:27

Na última quinta-feira (22), uma equipe da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa-PR) realizou a capacitação com profissionais dos setores que atendem à Covid-19 no Hospital Universitário da UEPG. O curso atualizou informações sobre o manejo de pacientes com síndrome respiratória aguda grave relacionada à infecção pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2). Participaram da atividade enfermeiros e fisioterapeutas da UTI e Clínica Covid e da Tenda Covid, setor de triagem no Pronto Atendimento.

Como a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, está ainda em fase de estudos, a forma de tratar os pacientes, as medicações e os procedimentos têm sofrido mudanças constantes. Por isso, a capacitação abordou a epidemiologia da doença, regulação de urgência, paramentação e desparamentação, sedação, manejo de via aérea e a pronação antes de intubação, além de parâmetros de ventilação mecânica. “Do início da pandemia para cá, muitas coisas foram sendo deixadas de lado ou foram mudando o atendimento em saúde. O que era uma verdade há seis meses atrás, talvez não seja uma verdade hoje”, explicou o enfermeiro Gefferson Freitas.

Além da Sesa, participam também do projeto a Sociedade de Terapia Intensiva do Paraná (Sotipa); o Conselho Regional de Medicina (CRM); a Associação Médica do Paraná (AMP); o Conselho Regional de Enfermagem (Coren-PR); a Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN-PR); e o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito).

O curso teve como palestrantes o médico Allan Alves (coordenação de Urgência e Emergência da Sesa, representante do CRM), o enfermeiro Gefferson Freitas (coordenação de Urgência e Emergência da Sesa), o enfermeiro Kessler Koetzler (representante do Coren-PR) e a fisioterapeuta Letícia Cristine Rocha (representante do Crefito); e contou ainda com a presença das representantes da Coordenação de Serviços Próprios da Sesa, Franciele Rocha e Cíntia Domingos. A última edição da atualização já aconteceu, nos meses de setembro e outubro, nos hospitais Adauto Botelho, em Curitiba, Hospital Regional de Guarapuava, e Hospital de Ivaiporã, além do Hospital Universitário da UEPG.

Da assessoria / Foto: Aline Jasper