As escolas estaduais do Paraná estão se organizando para a próxima entrega dos kits com alimentos da merenda escolar, marcada para esta sexta-feira (24). Os kits são destinados a estudantes beneficiários da Bolsa Família. Atualmente, são cerca de 230 mil alunos com famílias inscritas no programa no Estado. A ação será válida enquanto perdurar a crise do coronavírus.
As instituições de ensino têm autonomia para organizar de que forma será feita a retirada dos kits, com a orientação de que sejam tomadas todas as medidas de prevenção necessárias a fim de impedir o contágio da doença, como evitar aglomerações. Também é recomendado o uso de equipamentos de proteção, como máscaras, luvas e álcool gel por parte dos servidores e voluntários que trabalham na iniciativa.
A entrega dos kits da merenda foi regulamentada pelo Decreto 4.316/2020, do Governo do Paraná. Com a decisão, o governador Carlos Massa Ratinho Júnior buscou garantir que os estudantes e suas famílias tenham acesso facilitado aos alimentos durante o período de suspensão de aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19. É importante destacar que os kits, que devem ser retirados na escola onde o jovem está matriculado, variam de escola para a escola, pois os alimentos de maior aceitação por parte de estudantes de uma instituição podem não ser os mesmos de outra.
O secretário de Estado da Educação e do Esporte, Renato Feder, acredita que a ação ajuda os estudantes da rede estadual e suas famílias a enfrentar de forma melhor esse momento tão delicado pelo qual o Brasil passa.
“Sabemos que esses alimentos fazem a diferença para as famílias de muitos estudantes. É um apoio que a Secretaria da Educação está dando para que nossos alunos possam passar por esse período da pandemia do coronavírus de forma mais tranquila. Quero parabenizar, mais uma vez, todos os servidores e voluntários que estão trabalhando nessa ação”, diz.
Informações/Imagens: Secretaria da Educação