O Dia Internacional da Síndrome de Down é celebrado em 21 de março. Para marcar a data e divulgar mais informações sobre o assunto para a população, a Assembleia Legislativa do Paraná promove e apoia uma série de eventos ligados ao tema.
Como homenagem, o Espaço Cultural da Assembleia abriu, nesta segunda-feira (20), a mostra “Faça Com a Gente, Não Pela Gente”, com obras de arte de jovens com Síndrome de Down, da Federação Paranaense das Associações de Síndrome de Down (FEPASD).
A deputada Márcia Huçulak (PSD) prestigiou a abertura da exposição e declarou que “é uma alegria muito grande estar aqui e ver as obras desses jovens que nos alegram com seus trabalhos e com sua expressão artística. É muito importante que todos nós possamos entender a causa da inclusão e que todas as pessoas possam ter espaço na nossa sociedade”.
A exposição contou com a presença da professora leda Casagrande, do Estúdio Mirrage, que incentivou a produção dos quadros, e da presidente da Federação Paranaense das Associações de Síndrome de Down (FEPASD), Noêmia Cavalheiro, além dos autores e convidados.
O deputado Pedro Paulo Bazana também presente na inauguração, disse que “nesta semana que se comemora o Dia Internacional da Síndrome de Down, precisamos lembrar que todos os dias são os dias deles e aqui na Assembleia, que tem uma proposta inclusiva com servidores com Down, para nós é sempre um aprendizado, um ensinamento novo todo dia. É uma data comemorativa, mas é uma forma, também de dar visibilidade para todo Brasil da eficiência destas pessoas para o mercado de trabalho”, concluiu.
A lei estadual nº 17.799 de 2013 instituiu o Dia Estadual da Conscientização sobre a Síndrome de Down e a Semana de Ações no Campo da Síndrome de Down a serem realizados anualmente em 21 de março e na semana que compreender esta data.
A Semana de Ações no Campo da Síndrome de Down tem o objetivo de favorecer a compreensão de familiares, educadores, profissionais de saúde e da população em geral, sobre os direitos à educação, à saúde, à qualidade de vida, ao trabalho e o combate ao preconceito em relação às pessoas com Down.
A presidente da Federação Paranaense das Associações de Síndrome de Down (FEPASD), Noêmia Cavalheiro, disse que é muito importante toda essa atenção que a Assembleia Legislativa do Paraná está dando para o tema e por isso é importante lembrar a legislação que precisa de atenção, pois garante o direito das pessoas com Down em ter acesso à educação, trabalho, saúde, lazer e várias outras coisas que ainda não estão atendidas”.
“Essa semana de ações é para sensibilizar as pessoas de que eles precisam ser ouvidos, por isso o nome da exposição ‘Faça com a Gente, e Não pela Gente’, para mostrar que é um direito que eles têm em ter um lugar na Sociedade”, explicou Noêmia.
Serviço:
A exposição é aberta a toda comunidade e permanece no Espaço Cultural da Casa até o dia 31 de março, de segunda à sexta, das 9 às 18 horas.
da Alep