Sábado, 27 de Abril de 2024

Estudantes e Atlética de Jornalismo da UEPG denunciam novo caso de racismo entre acadêmicos

2023-03-24 às 13:59

Um novo caso suspeito de racismo foi registrado entre estudantes da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Acadêmicos de jornalismo teriam utilizado um aplicativo para compartilhar mensagens de teor racista e nazista. No grupo batizado de “Calouros Jornal UEPG 2023” um integrante utilizou uma figurinha com a imagem de Hitler. Em seguida, outro participante questiona, lembrando que estudantes já foram expulsos da instituição em um caso de racismo. A mensagem seguinte é outra figurinha, desta vez contendo um desenho e os dizeres “Sorry i dont speak macaco” – “Me desculpe, eu não falo macaco”, em tradução literal.

O episódio vem à tona poucos meses após a instituição expulsar sete estudantes do curso de Agronomia por racismo – clique aqui para mais detalhes.

A situação fez com que a Atlética de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa se pronunciasse através de uma nota de repúdio. Confira abaixo:

A Associação Atlética de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa -AAJ/UEPG, vem através desta nota, repudiar o caso de nazismo e racismo envolvendo calouros do curso de Jornalismo em um grupo de WhatsApp. As mensagens circularam na manhã de ontem, 23/03, e vieram a público hoje, 24/03. Esses atos e comportamentos realizados pelos alunos são inadmissíveis e completamente reprováveis para o bom convívio dentro da sociedade.

O curso de jornalismo da instituição, historicamente envolto por pautas sociais de equidade e diversidade na região dos Campos Gerais, não compactua com as atitudes criminosas de tais calouros.

A AAJ/UEPG se solidariza com aqueles que foram constrangidos e ofendidos com tais atos feitos por esses alunos e segue com o compromisso do curso em lutar contra qualquer tipo de preconceito com as minorias e grupos sociais historicamente discriminados.

Dessa forma, a Associação Atlética de Jornalismo já está tomando todas as medidas cabíveis e necessárias a respeito dos envolvidos.

A publicação rendeu comentários como “Tem que expulsar!!! Nazismo e racismo não é humor, é crime!!!” e “Senti falta da palavra “crime” na nota”.

 

Em nota enviada ao D’Ponta News, a UEPG afirma que está em contato com os envolvidos para que estes formalizem a denúncia. Confira abaixo o texto na íntegra:

A Universidade Estadual de Ponta Grossa informa que ao tomar conhecimento, via redes sociais, de um possível caso de racismo num grupo de mensagens de alunos do curso de jornalismo, está em contato com os denunciantes, orientando-os sobre a formalização da denúncia nos canais da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis. A instituição reforça que tem atuado ativamente é contra o racismo, no atendimento e processamento de denúncias, além do desenvolvimento de campanhas contínuas sobre o tema.

O coordenador do curso de Jornalismo, Felipe Simão Pontes, também enviou uma nota sobre o episódio. Confira:

Na galeria a seguir é possível conferir algumas das mensagens trocadas entre os estudantes: