Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

Everson Krum alerta para subnotificação de casos de Covid-19 devido aos autotestes

2022-07-01 às 15:05

Em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero e Eduardo Vaz, na Rádio Lagoa Dourada FM (105.9 para Ponta Grossa e Campos Gerais e 90.9 em Telêmaco Borba), nesta sexta-feira (1º), o professor Everson Krum apresentou as atualizações da área da Saúde em Ponta Grossa.

Krum alerta que o destaque continua sendo a baixa procura da vacinação contra Covid-19 nos mais diversos grupos, principalmente no público jovem. Embora a característica atual da doença seja a manifestação de sintomas mais leves e de menos internamentos é importante manter os cuidados como uso de máscara e higienização das mãos. “O aspecto positivo é que talvez estejamos na curva descendente, diminuindo o número de casos, mas deve continuar vacinando, tomando a vacina para se proteger”, orienta.

Autotestes 

De acordo com o professor Everson, os autotestes de Covid-19 comercializados em farmácias, que foram aprovados pela Anvisa, são de uma boa qualidade e confiáveis para a detecção de casos positivos, porém é importante ficar atento se o resultado for negativo. “Com dois ou três dias de sintoma já dá para fazer o teste. Se deu positivo, tem que ficar em isolamento por sete dias. Se deu negativo, tem que ficar de olho, talvez tenha que repetir em um outro dia, não dá para descartar”, explica.

Porém, a dificuldade deste tipo de teste é a subnotificação de casos positivos. “Como é que a pessoa faz a notificação de que o teste deu positivo? Muita gente não faz, porque ela vai ter que deslocar até uma Unidade de Saúde, se expor, sair do isolamento. Não foi criado um mecanismo de notificação, isso seria interessante para o Ministério da Saúde, talvez até a SESA, orientasse um mecanismo de autonotificação, um site ou aplicativo onde a pessoa colocasse seus dados e fizesse a notificação sem precisar sair de casa”, conclui.

Confira a entrevista completa: