Quinta-feira, 10 de Outubro de 2024

Everson Krum fala sobre o Pronto Atendimento Infantil no município

2022-02-02 às 11:22

Em entrevista ao programa Manhã Total com João Barbiero, da Rádio Lagoa Dourada FM, o vice-reitor da UEPG e ex-diretor do HU-UEPG, Everson Krum, falou sobre a situação do Pronto Atendimento Infantil (PAI) em Ponta Grossa que, recentemente, foi transferido do Hospital Materno Infantil (Humai-UEPG), local que já era referência para a população, para a UPA Santa Paula.

Krum afirma que o Hospital Infantil foi projetado para continuar operando com o PAI, onde a criança recebia o primeiro atendimento. Porém, após a doação do Hospital para a UEPG, o serviço foi realocado, já que é de responsabilidade da Prefeitura.

“A organizaçao do SUS prevê a divisão de tarefas e atribuições conforme o grau de complexidade. Unidade Básica de Saúde e primeiro atendimento de urgência é obrigação de prefeituras. Subindo um pouco o grau de complexidade, as especialidades e o atendimento hospitalar são de obrigação do Governo do Estado, pode ter financiamento do Governo Federal, mas a obrigação é do Estado”, explica. Ele ainda completa. “Já alta complexidade é função do Governo Federal, são cirurgias complexas, como cirurgia do coração, hemodiálise, cirurgia de prótese de quadril”, pontua.

Histórico

Krum explica que o convênio da UEPG com a Prefeitura funcionaria até um mês antes do final do mandato do ex-prefeito Marcelo Rangel, para que o próximo prefeito eleito tivesse tempo hábil para negociar a renovação do contrato com o Estado, por meio da Univerdade. “Na sequência, o reitor da UEPG realizou um pedido para a Prefeitura, para que o Hospital passasse para a Universidade, onde a UEPG assumiria a gestão total do Hospital”, relembra. “Aí houve uma renovação deste termo de cooperação, nisso a Câmara aceitou a doação do Hospital para a UEPG. Então, a Prefeitura doou e nós não sabemos o que aconteceu na negociação, quando estava finalizando o contrato”, aponta.

Com isso, Everson Krum comenta que, como o Hospital da Criança não era mais propriedade da Prefeitura de Ponta Grossa, o órgão precisou determinar um novo local para o Pronto Atendimento Infantil: a UPA Santa Paula, que é um espaço de atendimentos de urgência. “É o que nós vivenciamos até agora. A Prefeitura cumprindo a parte dela, mas com dificuldades”, declara.

O vice-reitor da UEPG ainda sugere uma possível solução para o caso. “Eu vejo que uma possibilidade era o Governo do Estado aumentar o financiamento pro Hospital da Criança, e aí ele poderia continuar com porta aberta (PAI)”, finaliza.

Homenagem

Krum também prestou uma homenagem ao médico cardiologista Fernando Torres, que morreu nesta terça-feira (1º), vítima de um AVC. “O Dr. Fernando foi um super companheiro, principalmente neste assunto da organização do nosso HU e do Humai. Era uma pessoa fantástica, dedicada e ele tinha um sonho. Quando veio a pandemia, junto com o Dr. Fernando, começamos a idealizar o HU. Nós nos baseamos num modelo europeu de atendimento, de Portugal e Alemanha e criamos a tenda de triagem fora do hospital, com ajuda do exército. O funcionamento médico foi todo organizado pelo Dr Fernando”, pontua.

Ele ainda acrescenta. “O sonho dele era operar crianças no Humai, ele queria fazer cirurgias cardíacas lá no hospital infantil”, finaliza.

Confira a entrevista na íntegra: 

VEJA TAMBÉM

Prefeita Elizabeth afirma que pretende retomar Pronto Atendimento Infantil do Humai