Segunda-feira, 17 de Junho de 2024

Exclusivo: Gráfico mostra real comportamento da pandemia em PG

2020-07-14 às 16:29

Desde o início da pandemia da Covid-19, o portal D’Ponta News divulga diariamente os novos casos de coronavírus registrados pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) em Ponta Grossa e se esforça para levar até você as informações mais atualizadas sobre a doença. 

Neste período, você deve ter acompanhado que em alguns dias há um número expressivo de casos, em outros uma queda abrupta. Por exemplo, no último domingo (12), a FMS informou que 40 pacientes foram diagnosticados com coronavírus em Ponta Grossa. No dia seguinte, segunda-feira (13), foram registrados apenas dois novos casos da doença. 

Essa diferença tão grande torna difícil para a população entender se os números estão aumentando ou diminuindo. Pensando nisso, o Portal D’Ponta News preparou um gráfico exclusivo utilizando a média móvel. De acordo com os especialistas, esta é a melhor forma de acompanhar o comportamento da pandemia.

A média móvel é um recurso estatístico que permite suavizar essas grandes diferenças nos números para identificar a tendência e a evolução ao longo do tempo. O Portal D’Ponta News optou por considerar um período de sete dias. Dessa forma, a média é feita pela soma de sete dias, divididos por sete. 

A primeira semana considerada neste gráfico foi de 20 de março a 26 de março, quando Ponta Grossa registrou o primeiro caso de coronavírus. O gráfico também considerou apenas até a semana que encerra em 09 de julho.  

Veja como foi a evolução da Covid-19 em PG: