{}
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DP
Revista DPPonto de VistaManhã Total
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DPRevista DPPonto de VistaManhã Total
Geral

Exclusivo: Justiça decreta que Prefeitura de PG nomeie mulher aprovada em concurso público de 2015

há 6 anos

Redação

Publicidade
Exclusivo: Justiça decreta que Prefeitura de PG nomeie mulher aprovada em concurso público de 2015
Publicidade

O Juizado Especial da Fazenda de Ponta Grossa emitiu uma liminar para que a Prefeitura Municipal, através da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT) nomeie imediatamente uma mulher - que não será identificada - que participou do concurso público em 2015 e foi aprovada dentro do número de vagas disponibilizadas. O documento foi publicado na última terça-feira (03).

SOBRE O CASO

No ano de 2015 a AMTT e o município de Ponta Grossa abriram um concurso através do edital 001-2015. Os candidatos realizaram as provas e àqueles aprovados dentro do número de vagas, realizaram os exames médicos para investidura no cargo. O concurso visava o preenchimento de vagas dos cargos Agente Administrativo II, Agente de Trânsito I, Eletricista, Engenheiro I, Jardineiro, Motorista, Pedreiro, Pintor Letrista, Trabalhador Braçal e Zelador.

Esse concurso, que tinha prazo de validade por dois anos, foi prorrogado por mais dois anos e teve seu prazo expirado no dia 4 de fevereiro de 2020. A administração pública não nomeou os aprovados mesmo após o certame ter expirado. Em decisão proferida pelo Juizado Especial da Fazenda de Ponta Grossa na terça-feira (03), a magistrada reconheceu o direito subjetivo do candidato aprovado dentro do número de vagas oferecidas no certame.

Segundo o advogado, Marcelo Luiz Wojciechowski, "nos últimos anos tem sido comum por parte da administração pública, em diversos setores e áreas , realizar concursos públicos sem nomear os candidatos aprovados dentro do número de vagas. Assim, municípios, estado, universidades estaduais e outros órgãos vem sofrendo com a falta de profissionais, mesmo havendo aprovados aguardando nomeação", disse.

Veja o que diz a decisão da Justiça.

Na decisão, a magistrada destacou: “o que se refere à alegação de indisponibilidade financeira para nomeação de aprovados em concurso, no mesmo julgado (RE no 598.099/MS-RG), o Pleno afirmou a presunção de existência de disponibilidade orçamentária, uma vez que as vagas previstas em edital já pressupõe a existência de cargos e a previsão na Lei Orçamentária, razão pela qual a simples alegação de indisponibilidade financeira, desacompanhada de elementos concretos, não isenta a administração pública de nomear os candidatos aprovados. O pedido de nomeação e posse em cargo público para o qual o candidato fora aprovado em concurso público, dentro do número de vagas, não se confunde com o pagamento de vencimentos, que é mera consequência lógica da investidura no cargo para o qual concorreu.’’

Em suma, a administração pública está vinculada às normas do edital, ficando, inclusive, obrigada a preencher as vagas previstas para o certame. Essa obrigação só pode ser afastada diante de excepcional justificativa, o que, no caso, não ocorreu.”

Caso a Prefeitura de Ponta Grossa não faça a nomeação, ficou estabelecida uma multa no valor de R$ 200 com limite de R$ 3 mil.

Ainda de acordo com Wojciechowski, esta decisão não se estende a todos os aprovados, e somente aqueles que procurarem a via Judicial terão seus direitos resguardados.

O portal D'Ponta entrou em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Ponta Grossa que informou que até o momento a AMTT e a PMPG não foram notificados oficialmente desta decisão. Após esta notificação haverá um pronunciamento oficial sobre o caso.

Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Entidades de Ponta Grossa lamentam morte de professora da rede estadualVera Rosi Lopes de Morais trabalhou em diversas escolas, sendo diretora também do Colégio Estadual Júlio Teodorico
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
{ }
Rua Nestor Guimarães, 77 9ª andar, Sala 905 Vila Estrela, Ponta Grossa - PR CEP: 84040-130

Institucional

  • Notícias
  • Colunistas
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no DP
  • Revista DP
  • Ponto de Vista
  • Manhã Total

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia
Exclusivo: Justiça decreta que Prefeitura de PG nomeie mulher aprovada em concurso público de 2015 | D'PontaNews