Nesta sexta-feira (21), o portal D’Ponta News começa a divulgar o gráfico com a chamada média móvel, que você já conhece, mas desta vez acompanhando o número de mortes acusados pelo coronavírus no município. O indicador recomendado por especialistas e adotado por diversos veículos da imprensa internacional, para que possa acompanhar dados mais detalhados sobre a pandemia da Covid-19 em Ponta Grossa. A atualização será semanal, sempre nas sextas-feiras.
O primeiro óbito causado pelo coronavírus em Ponta Grossa foi registrado no dia 09 de junho. Mais de três semanas depois, no dia 02 de julho, o município confirmava a segunda morte. Durante todo o mês de julho foram 12 vidas perdidas para a Covid-19. Em agosto, até o momento, a contaminação por coronavírus foi a causa de 30 mortes.
O gráfico mostra que a média móvel do número de mortes de coronavírus em Ponta Grossa cresceu 100% nas últimas duas semanas em relação ao mesmo período anterior. Ou seja, o número de vidas perdidas na batalha contra o coronavírus dobrou nos últimos 15 dias. A média móvel é de 1,4 mortes por dia.
No gráfico também é possível perceber um crescimento acelerado após o dia 18 de agosto, quando Ponta Grossa registrou cinco mortes em um único dia. Foi o maior número de vítimas contabilizado em 24h desde o início da pandemia no município.
De acordo com dados da Fundação Municipal de Saúde (FSM), Ponta Grossa registra atualmente 2.821 casos acumulados de coronavírus e 43 mortes em decorrência da doença. Desse total, 20 foram confirmadas nas duas últimas semanas, ou seja, 46%.
Importância dos dados detalhados
Desde o início da pandemia da Covid-19, o D’Ponta News divulga diariamente os novos casos de coronavírus registrados pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) em Ponta Grossa e se esforça para levar até você as informações mais atualizadas sobre a doença para que você possa acompanhar a evolução dos casos e das mortes causadas pelo coronavírus no município.
Neste período, você deve ter acompanhado que em alguns dias há a confirmação de que a Covid-19 foi a causa da morte de pacientes que faleceram alguns dias antes. Isso acontece quando a pessoa é internada, o material é coletado para exame, mas o paciente tem complicações e vem à óbito antes que o resultado do teste fique pronto. Nesses casos, o boletim aponta como óbitos ainda a serem confirmados.
Além disso, existem atrasos nos registros, falta de testes e outros fatores que não têm relação com o avanço da pandemia do novo coronavírus. Além disso, a diferença tão grande torna difícil para a população entender se os números estão aumentando ou diminuindo.
Pensando nisso, o Portal D’Ponta News preparou um gráfico exclusivo utilizando a média móvel. De acordo com os especialistas, esta é a melhor forma de acompanhar o comportamento da pandemia.
O que é a média móvel
A média móvel é um recurso estatístico que permite suavizar essas grandes diferenças nos números para identificar a tendência e a evolução ao longo do tempo. O Portal D’Ponta News optou por considerar um período de sete dias. Dessa forma, a média é feita pela soma dos últimos sete dias, divididos por sete. Os números de um dia são carregados para o dia seguinte, ou seja, se movem.