Quarta-feira, 09 de Outubro de 2024

Exclusivo: Secretário de Saúde de PG, Rodrigo Manjabosco, tira dúvidas sobre vacinação e faz alerta: “Ainda temos 20 dias de crescimento de onda pela frente”

2022-01-27 às 11:38

Em entrevista por telefone ao programa Manhã Total da rádio Lagoa Dourada FM, nesta quinta-feira (27), com o comunicador João Barbiero, o secretário de Saúde de Ponta Grossa, Rodrigo Manjabosco, tirou dúvidas sobre a vacinação infantil contra Covid-19 e falou sobre a situação da pandemia no município.

Sobre a vacinação para o público infantil, Manjabosco afirma que ainda existe certo ‘receio’ da população em aderir à imunização das crianças de 5 a 11 anos. “Ainda existe um pouco de medo e receio com a vacinação, estamos percebendo que está tendo uma certa ‘evasão’. Pode ter várias justificativas, mas ainda há esse receio. Importante ressaltar que não tivemos nenhuma notificação com respeito a reações da vacina”, pontua. Ele ainda completa. “Este receio não se justitiva, eu acredito que é esta onda de negacionismo que se criou em torno do processo vacinal. Notamos que muitas pessoas não tinham tomado a primeira dose e foram procurar após a onda da variante Ômicron”.

O secretário explica que o pré-cadastro para o público está disponível desde a semana passada e a Prefeitura está iniciando a vacinação da faixa etária de 10 anos nesta quinta-feira (27). Além disso, ele explica que o tempo de monitoramento das crianças após a imunização, é um protocolo adotado para todas as vacinas infantis.

Alerta

Manjabosco afirma que há uma “boa porcentagem” de pacientes internados, em Ponta Grossa, que não completaram o esquema vacinal, ou que não tomaram nenhuma das doses, e faz um alerta à população. “Estamos no ápice da contaminação e as crianças estão positivando, estamos percebendo isso no Centro de Atendimento no Oscar Pereira. É importante vacinar para que os sintomas sejam os mais leves possíveis”. Ele ainda completa. “Acredito que ainda temos uns 20 dias de crescimento de onda pela frente”.

Centro de Atendimento no Oscar Pereira

Durante a entrevista, Rodrigo Manjabosco também falou sobre o Centro de Atendimento para casos de sintomas respiratórios leves, que iniciou as atividades nesta segunda-feira (24) na estrutura do Ginásio Oscar Pereira. “A positividade está em 55%, ou seja, de toda população que foi lá testar, a grande maioria testou positivo para Covid. Estamos tendo uma grande procura de pacientes com dor de garganta intensa, dor de cabeça, dores no corpo”, pontua.

Quanto à realização de testes, o secretário enfatiza que “não há dificuldade nenhuma” em Ponta Grossa. “Os resultados saem em 15 minutos. Ontem foram 294 testes positivos e 260 negativos”, afirma.

Para evitar a disseminação do vírus, os cuidados permancem os mesmos: vacinação, uso de máscara e distanciamento social, segundo o secretário.”Quem não vacinou, procurar a vacina, pra não termos casos graves e moderados. Com relação às crianças, os pais devem ter consciência de fazer a vacinação para os filhos. As crianças se contaminam, sim; positivam, sim e não queremos ter casos de forma grave. E diminuir circulação do vírus: todos usando máscara, evitar ambientes fechados com muitas pessoas. Quanto mais o vírus se dissemina, maior o número de casos”, finaliza.

O programa Manhã Total vai ao ar de segunda a sexta, das 6h ao meio dia, na rádio Lagoa Dourada FM 105.9, com transmissão simultânea pelas redes sociais.