Domingo, 15 de Dezembro de 2024

Exclusivo: Vídeo mostra lixo e árvores destruídas na Represa de Alagados em PG

2020-08-26 às 17:49

Um dos principais pontos de lazer de vários ponta-grossenses, a Represa de Alagados é também fonte de sustento de algumas famílias que lá vivem e de abastecimento de água grande parte da cidade de Ponta Grossa. Porém, vídeos enviados com exclusividade ao D’Ponta News mostram lixo espalhado e árvores queimadas no local.

Segundo relatos de Kellen Thomaz, que esteve na Represa nesta terça-feira (25), é possível encontrar lixo espalhado por todo o local. “Eu estava junto com o pessoal lá, toda terça eles fazem isso. Notamos lixo jogado por toda parte e árvores queimadas. Cerca de 15 sacos de lixos foram retirados por nós do local”, relata. Outro ponto destacado por ela são as garrafas de vidro, que podem inclusive ferir alguém. “Vi garrafas de vidro jogadas, isso é um perigo para quem transita lá”, alerta.

A mulher ainda detalha parte de como esses procedimentos começaram a se tornar corriqueiros. “Como a coleta de lixo não atende lá, o pessoal acaba jogando o lixo ali. Antigamente essa cena se repetia na ponte do rio São Jorge, ponto final da coleta, porém, devido a esses incidentes o local foi isolado para evitar transtornos”, completa.

De acordo com a Prefeitura de Ponta Grossa, existe uma lixeira no local para o descarte de resíduos no local. No entanto, não foi registrada denúncia oficial. “A Prefeitura instalou no local uma lixeira para o descarte adequado de resíduos no local. A coleta na região já está no cronograma da Secretaria de Meio Ambiente. Sobre a situação relatada, não foi feito denúncia junto à Prefeitura“, afirma em comunicado.

Volume de água

Segundo a Sanepar, nesta quarta-feira (26), a Represa de Alagados está com volume de 82,6% e 9,4 metros de altura de lâmina d’água, números considerados normais para esta época do ano. Em maio, o volume da represa chegou a apenas 25% e 6,9 metros de lâmina d’água. A empresa informa ainda que em Ponta Grossa o abastecimento está normal e não há previsão de rodízio. A empresa não soube informar o volume de chuvas na região nos últimos dias.

Veja o vídeo: