Em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), desta sexta-feira (7), a farmacêutica especialista em Análises Clínicas e empresária do Laboratório Biomédico, Letícia Almeida, falou sobre a importância de realizar check ups periódicos para identificar possíveis doenças em estágios iniciais.
Letícia Almeida afirma que existem inúmeros exames que podem identificar doenças em fases iniciais. Ela pontua que os check ups básicos têm cerca de 10 exames que verificam índices de anemia e gordura, coagulação, fígado e sistema renal, por exemplo. “São exames simples que detectam doenças muito graves. Por exemplo, colesterol é um exame muito tranquilo, barato, é uma coleta de sangue apenas”, revela.
Estes check ups simples podem ser realizados diretamente no laboratório, sem a necessidade de um pedido médico, segundo a farmacêutica. “Sempre fazemos campanhas para as pessoas fazerem check up, porque algumas pessoas que têm 30 anos, por exemplo, e nunca fizeram um exame de sangue na vida”, diz. Após a realização dos exames, os farmacêuticos são orientados a ‘dar um norte’ aos pacientes. “Hoje o laboratório oferece assistência farmacêutica. O farmacêutico não pode dar diagnóstico, mas pode orientar a procurar um especialista. No laboratório a gente deixa bem aberto isso para conversar com o farmacêutico, porque às vezes você pega um exame e se assusta, porque não sabe interpretar os resultados, mas é função do farmacêutico é dar um norte ao paciente”, ressalta.
Outubro rosa
Como forma de conscientizar as mulheres para a prevenção do câncer de mama, o Laboratório Biomédico realiza a campanha do Outubro Rosa todos os anos. “Eu e minhas sócias, que também são jovens e mulheres, vemos o quanto essas campanhas chegam até pessoas mais carentes, mas ainda falta muita informação e eu vejo o quanto essas ações ajudam a mulher a entender mais”, pontua.
A farmacêutica ainda destaca a importância das mulheres realizarem o autoexame todos os dias, como forma de conhecer o próprio corpo e identificar os primeiros sinais da doença de forma mais precoce. “O começo da doença é muto silencioso, de qualquer tipo de câncer. Quando sente o sintoma quer dizer que a doença já está em um estado mais agressivo, quando já é muto mais difícil de tratar. Existem diversos vídeos que mostram como fazer o autoexame”, afirma.
Preparação para os exames
Antes de realizar os exames em laboratório, é necessário que o paciente se atente à fase pré-analítica, período que compreende desde a solicitação, até a realização do exame no laboratório. “Alguns exames têm horário, outros o paciente precisa chegar 30 minutos antes no laboratório para fazer repouso e depois fazer a coleta. Então são todas as orientações que precisam ser seguidas, ou o resultado não vai ser confiável”, aponta.
A sinceridade do paciente no momento do cadastro também é essencial. “O paciente precisa ser sincero sobre o que comeu, o que bebeu, se toma remédios, faz atividade física, se usa hormônio. É muito importante para nós que estamos fazendo os exames, para garantir um resultado certo”, diz Letícia.
Laboratório Biomédico
O Laboratório Biomédico tem cinco unidades em Ponta Grossa: no Centro, Oficinas, Uvaranas e Santa Paula. A matriz está localizada na rua Dr. Francisco Burzio, 863 – Centro, e funciona de segunda à sexta-feira das 06h45 às 18h30 e aos sábados das 07h30 às 12:00. Nas demais unidades o funcionamento ocorre de segunda à sexta-feira das 07h às 17h e aos sábados das 07h30 às 11h.
Saiba mais pelo telefone: 42 3027-2733, site: www.biomedicolab.com.br/ e Instagram: @biomedicolab.
Confira a entrevista na íntegra: