Sábado, 20 de Abril de 2024

Farsante se passa por Tenente-Coronel da PM e tenta aplicar golpe em PG

2021-02-26 às 15:54

O Comando do 1º BPM tomou conhecimento, nesta quinta-feira (25), de que uma pessoa ainda não identificada estaria se utilizando da imagem do Tenente-Coronel Beserra, obtida na rede social do Batalhão, para tentativa de aplicação de golpes, relacionados à compra e venda de veículos.

O modus operandi da pessoa que se intitula “Carlos Bezerra”, segue um método conhecido no meio policial como o “golpe do OLX”, através do qual o farsante manifesta para uma primeira pessoa (Pessoa A) interesse em comprar o seu veículo, após ter visualizado anúncio de venda em sites especializados neste tipo de negócio.

Após contatar a vítima, o farsante lhe solicita a retirada do anúncio do web site, sendo que imediatamente após ele cria um anúncio falso, visando a captação de outras vítimas. Geralmente, este anúncio falso é gerado com um valor de oferta muito abaixo do valor de mercado do veículo, o que pode servir como primeira fonte de suspeição.

Ao ser contatado por uma outra pessoa inocente (Pessoa B), o farsante combina com a “Pessoa A” um horário para verificar as condições do veículo, informando que não irá pessoalmente, mas que enviará um conhecido seu. Por sua vez, ele contata a “Pessoa B”, informando o endereço da “Pessoa A” para que possam vistoriar as condições do veículo.

Neste mecanismo, o farsante dá tom de seriedade e legitimidade ao anúncio, e quando a Pessoa B aceita adquirir o veículo, cai em um golpe de estelionato, restando em severos prejuízos financeiros.

O Tenente-Coronel Beserra informa que adotou a medidas policiais de registro de Boletim de Ocorrência e de investigação, e também, que apenas realiza transações financeiras ou aquisições de qualquer tipo de bem presencialmente, e solicita que pessoas que tenham sido supostamente por ele contatadas que procurem a Sede do 1º BPM, para substrato de documentação a ser enviada posteriormente à Polícia Civil.

Tenente-coronel Leonel José Beserra, comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar de Ponta Grossa. Foto: AEN

Da assessoria de comunicação do 1º BPM