Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

Feira Verde encerra 2020 com crescimento de mais de 12% no total de recicláveis trocados

O número de alimentos entregues também cresceu comparado a 2019
2020-12-22 às 17:23

O Feira Verde encerrou o calendário de trocas, na última semana, com resultados positivos na quantidade de recicláveis trocados e no número de alimentos entregues para a população. Comparado a 2019, o programa registrou um aumento de mais de 12% nessas trocas efetuadas. Em 2020, 3.260 toneladas de recicláveis foram entregues nas quatro associações de recicláveis da cidade, derivadas das coletas do Feira Verde. Ao longo do ano também foram distribuídos 906 mil quilos de hortifrútis aos participantes do programa.

Outro dado que revela o crescimento do programa é o do número de pneus trocados. Em 2019, ano em que se iniciou as trocas desse material, 7,1 mil pneus foram coletados com o programa. Neste ano, o número subiu para 9 mil, o que representa um aumento de 26,3% de um ano para o outro. Em 2020, uma das novidades implementadas a partir de novembro foi a inclusão do leite como opção de trocas.  1,3 mil litros foram entregues para a população que participou do programa entre novembro e dezembro.

O Feira Verde é executado pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) da Prefeitura de Ponta Grossa. De acordo com o secretário da pasta, Bruno Costa, os números surpreenderam, levando em conta os transtornos gerados pela pandemia do Coronavírus e também o menor número de trocas, comparado a 2019.

“Neste ano tivemos quase 78 mil participantes das trocas. No ano passado foram quase 89 mil. Mesmo com o número atual sendo inferior, as pessoas conseguiam guardar e trocar os recicláveis em maior volume. Isso demonstra que os nossos participantes assíduos reconhecem a importância do programa e encontram no Feira Verde uma forma de descarte dos materiais e de também obterem alimentos saudáveis para suas casas”, destaca Bruno.

A intenção da SMAPA é que, em 2021, o Feira Verde inicie as programações na segunda quinzena de fevereiro, juntamente com a nova modalidade do Programa Municipal de Aquisição de Alimentos (PAA). O Feira Verde estimula a troca de materiais recicláveis por hortifrútis. A cada quatro quilos de material que pode ser reutilizado, o cidadão tem direito a um quilo de alimento ou a um crédito de bilhetagem para o transporte público. Já a cada quatro pneus, a pessoa pode adquirir um quilo de alimento. Cada pneu entregue também pode ser trocado por um vale transporte.

Da Assessoria