A festa em honra à Senhora Sant’Ana, padroeira da Catedral e do município de Ponta Grossa, inicia neste sábado (23) e segue até terça-feira (26). O evento conta com tríduo de missas, venda de guloseimas, apresentação da banda da 5ª Brigada Cavalaria Blindada, além do tradicional almoço. Em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta quinta-feira (21), o padre Antonio Ivan de Campos deu detalhes sobre a programação completa da festa.
Padre Ivan destaca que a festa iniciou com o arraiá da Vovó, no mês de junho, quando foram resgatadas a tradição e a memória das antigas e tradicionais festas de Sant’Ana. “O povo sempre pedia as barraquinhas em torno da Catedral, como antigamente”, diz.
Ele explica que este será um momento de festejar a padroeira da Catedral e do município. “Sant’Ana é a mãe de Maria, avó de Jesus. O pessoal pode dizer Nossa Senhora, não tem problema, mas geralmente tratamos como Senhora Sant’Ana, para deixar o título de Nossa Senhora à filha dela que é Maria. Mas se confundir não tem problema, é só para fazer um destaque”, afirma.
Padre Ivan ainda faz um convite para os moradores de Ponta Grossa e região. “Sejam todos bem-vindos, que a vovó Sant’Ana e Joaquim abençoe muito nossos avós, todos os idosos, e todos os cidadãos de Ponta Grossa. Que muitas graças venham sobre nós, sobretudo nos ajudando a vencer em definitivo esses dois anos amargos que vivemos, que a paz e a saúde seja uma constante nas nossas casas”, conclui.
Programação
A festa inicia no sábado (23), com a primeira missa do tríduo. Serão três dias com celebrações às 19h, e a venda de pasteis, quentão, refrigerante, espetinho e os famosos ‘docinhos da Vovó’ em barraquinhas na lateral da igreja. No sábado (23) também haverá uma apresentação da banda da 5ª Brigada Cavalaria Blindada após a missa, em comemoração aos 13 anos de dedicação da igreja.
Na terça-feira (26), feriado, dia de Sant’Ana, haverá a procissão às 10h, com saída da Paróquia do Rosário, e o tradicional almoço festivo às 12h, com ingressos a R$ 50 reais. Crianças de até quatro anos não pagam; de cinco a oito anos, pagam R$ 30. No cardápio, salada primavera, mix de folhas e frutas, maionese, salpicão, leitão assado, posta ao molho, frango, macarronada, rondelli quatro queijos, arroz branco e arroz à grega. Ainda há convites para o almoço, porém a quantidade é limitada, estão à venda na Loja da Vovó Sant’Ana e nas barraquinhas durante o tríduo.
Confira a entrevista: