Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

Dia de Finados: Confira a programação de celebrações em igrejas e cemitérios em PG

2021-10-29 às 11:35
Foto: Diocese de PG

Além da programação já tradicional de Finados no Cemitério Parque Jardim Paraíso, com a Santa Missa pela alma dos falecidos às 10 horas com bispo Dom Sergio e o vigário geral da Diocese, padre Jaime Rossa, e, às 15 horas, com o padre Mário Dwulatka, com atendimento de confissão e missão de escuta, as paróquias São Pedro Apóstolo e Bom Jesus terão celebrações nos cemitérios Taquari, Gertrudes, Chapada e na Comunidade de Sete Saltos de Cima, no distrito de Itaiacoca. Nas paróquias São José e Nossa Senhora de Guadalupe, serão celebradas missas pelos fiéis falecidos às 10 e às 19 horas (São José) e às 15 horas, nas capelas Nossa Senhora do Rosário e Santo Antônio (Guadalupe).

As missas no interior estão marcadas para às 9 horas, nos cemitérios Taquari e Gertrudes; às 10 horas, em Sete Saltos de Cima, e, às 15 horas, na Chapada. O distrito de Itaiacoca é atendido pela Paróquia Bom Jesus, de Uvaranas. Quem irá celebrar a missa em Sete Saltos será o frei José Ferreira da Silva.

A Capela Nossa Senhora do Rosário, na Colônia Guaraúna, e a Santo Antônio, no Assentamento Che Guevara, pertencem territorialmente ao município de Teixeira Soares, mas são atendidas pela Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, do Núcleo Santa Paula, por causa da distância.

A Diocese de Ponta Grossa reitera a necessidade do uso obrigatório de máscara e da manutenção do distanciamento no interior dos cemitérios e capelas.

Jardim Paraíso

O Cemitério Parque Jardim Paraíso estará aberto das 8h às 18h. Como no ano passado, haverá oferta de álcool gel nos dois cruzeiros, atendimento com a psicóloga, Inês Grochowski, que estará conversando com pessoas enlutadas, especialmente as que tiveram perdas pela Covid 19. Diversos sacerdotes estarão atendendo confissões, das 8 às 18 horas. A ‘Missão de Escuta’ contará com integrantes do Grupo Shalom e da Congregação das Carmelitas Servas da Misericórdia de Sião. Haverá horários especiais de ônibus do transporte coletivo que levarão até o interior do cemitério.

O número de sepultados hoje no Cemitério Jardim Paraíso é de 10.474 pessoas. A capacidade de construção total de jazigos chega a 18.587. Atualmente, são 8.192 jazigos construídos, 7.177 vendidos e 5.998 ocupados. “Em Finados, estarei celebrando às 10 horas, no Cemitério Jardim Paraíso, junto da comunidade que se reúne e vem recordar os seus falecidos, trazer suas flores, vem rezar, pedir a graça para os seus falecidos. Oremos para que tenham o descanso eterno e a luz perpétua os ilumine”, rogou o bispo Dom Sergio.

da assessoria