As intensas fumaças provenientes de queimadas que atingem a região do Pantanal, nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso Sul, chegaram em diversos pontos do estado do Paraná na manhã desta segunda-feira (14), inclusive em Ponta Grossa. A informação foi confirmada pelo Somar Meteorologia.
Segundo a meteorologista do Somar, Gabriele Golart, há uma corrente de vento responsável pelo transporte. “Essa corrente está há 1,5 mil metros de altitude”, relata. Além disso, os focos que chegam na cidade são poucos e não causam maiores danos ou efeitos para a saúde da população. “O que está na região são pequenos focos dessas queimadas, porém, observa-se com maior força no norte do Paraná. Mas esse tipo de evento não irá causar maiores problemas aos habitantes”, afirma.
A meteorologista cita ainda outros pontos que confirmam essa tese. “Hoje teremos um pôr do sol mais vermelho ou alaranjado”, disse Golart. Outro fator importante destacado pela meteorologista são as queimadas que ocorrem no próprio estado. “No norte do Paraná, há muitos focos de incêndio, isso também pode afetar a região dos Campos Gerais que apresenta no momento com 35% de umidade relativa do ar”, conta.
Por fim, ela explica que em outras áreas do Brasil os estragos pelos queimadas podem ser maiores. “No norte do Rio Grande do Sul, por exemplo, a fumaça chega com mais força, sendo possível até a presença de ‘chuva escura’, fenômeno inclusive já registrado por moradores daquela região”, conclui.