Centenas de estorninhos foram encontrados mortos no centro de Roma, na Itália , após disparos de fogos de artifício durante a madrugada de sexta-feira (1º), data em que foi celebrada a chegada de 2021.
Segundo as autoridades italianas, a hipótese é de que as aves se assustaram e ficaram desorientadas com os fogos e se chocaram contra paredes de prédios, janelas e cabos elétricos.
O “massacre” ocorreu ao redor da estação Termini, na via Cavour à piazza Esedra e na via Nazionale. As imagens da “descoberta macabra”, como relata a imprensa italiana, imediatamente viralizaram.
A Organização Internacional para a Proteção dos Animais (OIPA) compartilhou uma imagem das aves mortas e apelou à proibição do lançamento de fogos de artifício.
A prefeita de Roma, Virginia Raggi, já havia proibido o lançamento de material pirotécnico , não só por uma questão de segurança para os italianos, mas também para evitar males aos animas e até danos ao patrimônio.
“As multas são inúteis, de fato não existem controles e todos os anos contamos centenas de animais selvagens mortos ou feridos e animais de estimação feridos ou mortos por causa dos fogos e da distração dos donos”, disse o presidente da OIPA, Massimo Comparotto, à ANSA.