Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Fotógrafo de PG, Clebert Gustavo recebe menção honrosa em festival nacional de fotografia

2020-11-25 às 13:17

O Brasília Photo Show é considerado o maior festival de fotografia popular do Brasil. Ele acontece todos anos e mais de 46 mil fotógrafos já participaram. Este ano, o fotógrafo de Ponta Grossa Clebert Gustavo foi um dos finalistas na categoria ‘fotojornalismo’ e recebeu menção honrosa com a foto ‘Barco de Rua’.

“Meu forte sempre foi o casamento e o fotojornalismo, e nesse festival tem a categoria casamento, mas eu não inscrevi nenhuma foto. Eu tentei colocar um pouco mais da essência do fotojornalismo diário, de rua mesmo”, explica o fotógrafo. Ele conta que inscreveu algumas imagens impactantes, e que não esperava que a ‘Barco de Rua’ saísse vencedora. “Eu achava que uma imagem muito forte que fiz na Bélgica poderia ser escolhida, mas para minha surpresa os jurados preferiram que esta imagem feita em Uvaia [distrito de Ponta Grossa]”, conta.

Em 2020 foram cerca 16 mil fotos inscritas em 20 categorias, com imagens de mais de 56 países. Na categoria fotojornalismo foram escolhidas apenas seis finalistas e 10 menções honrosas. Entre elas, a enviada por Cleber Gustavo. “E mais uma vez estamos entre os melhores (minha primeira participação nesse concurso), feliz em estar junto de dois grandes mestres da fotografia paranaense que me inspiraram no meu começo na fotografia, lá pelos idos de 2006, Denis Ferreira Netto e Zig Koch”, escreveu o fotógrafo nas redes sociais.

A divulgação do resultado aconteceu no último final de semana. Devido à pandemia, a cerimônia de revelação dos vencedores foi feita de maneira online. “Foram dois dias de evento, mas eu acabei não acompanhando. Hoje (25) que eu vi que acabei recebendo uma menção honrosa”, conta Clebert.

O fotógrafo ainda fala da satisfação de ter uma imagem de Ponta Grossa com reconhecimento nacional. “Tem imagem da Patagônia, tem imagem da Finlândia, da Alemanha, Bélgica, da Europa inteira, de tudo quanto é lugar, e a gente conseguiu emplacar uma imagem de Uvaia. A gente fica orgulhoso, porque, de um jeito ou de outro, é nossa região que está sendo mostrada para as pessoas”, finaliza.

.