Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

Fotógrafo de PG realiza projeto que reforça a importância do trabalho de feirantes e produtores do município

2021-11-24 às 11:07
Foto: Arquivo/Gabriel Ramos de Lima

Com o intuito de promover e ressaltar a importância da gastronomia e ingredientes regionais, o fotógrafo e estudante de jornalismo Gabriel Ramos de Lima desenvolveu um projeto que pretende atrair cada vez mais a atenção da população para a culinária e produtos encontrados nas feiras de Ponta Grossa. Contando com a aprovação e incentivo do edital “seleção de projetos culturais para difundir a cultura popular de Ponta Grossa”, realizado pela Fundação Municipal de Cultura e pelo Conselho Municipal de Políticas Culturais, o trabalho irá contar a história de vida e abordar o trabalho de comerciantes da Feira do Produtor de Ponta Grossa. O projeto se chama “É Dia de Feira!”.

“Em uma era de alimentos hiperindustrializados, carregados de saborizantes e demais aditivos, a importância das feiras onde podemos encontrar receitas saudáveis e alimentos frescos é ainda maior” comenta Gabriel. Segundo ele, o projeto irá ocorrer em três etapas principais. A primeira, onde foram realizadas fotos e entrevistas de alguns feirantes que toparam participar do projeto. A segunda etapa é o momento de editar fotos e textos e montar um instagram, que leva o nome do projeto, “É Dia de Feira!”.

A terceira etapa será a publicação destas histórias e relatos, além de um post específico para contar a história da feira do produtor do município. Gabriel comenta que inicialmente o projeto conta com seis feirantes, que estão sendo entrevistados, mas que o trabalho deve ser prolongado enquanto houverem comerciantes interessados em contar a própria história.

“Atualmente nós sabemos da importância de deliverys e aplicativos de encomenda de comida, mas não podemos esquecer a importância de locais como feiras e mercados a céu aberto. A interação social, a possibilidade de provar algo que tem raízes muito intrínsecas em nossa cultura, promover o giro da renda ligada a essas questões, tudo isso é muito importante” afirma o fotógrafo.

Gabriel comenta que o projeto foi muito bem recebido pelo Presidente da Associação de Produtores Hortifrutigranjeiros de Ponta Grossa (que coordena a Feira do Produtor juntamente com a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Jonas Gonçalves Franco. Gabriel Ramos reforça que o projeto não implica nenhum custo para os feirantes e que os mesmos decidem se querem participar ou não.

Serviço:  Horários e locais onde acontece a Feira do Produtor:

– Terça-feira das 9h30 às 18h30 / Jardim Carvalho, Praça da Igreja Santos Antônio.

– Quarta-feira das 13h30 às 19 horas / Rua Benjamin Constant, estacionamento do Restaurante Popular.

– Quinta-feira das 14 às 19 horas / Praça Tancredo Neves – Santa Paula.

– Sábado das 7 às 13 horas / Rua Benjamin Constant, estacionamento do Restaurante Popular.

da assessoria