Neste domingo (19), um vulcão entrou em erupção em La Palma, uma das ilhas do arquipélago espanhol, Ilhas Canárias. Com isso, uma nuvem de fumaça e cinzas está cobrindo o local, a partir do parque nacional Cumbre Vieja, no sul da ilha. A área chegou a registrar mais de 22 mil tremores de terra na última semana.
Desde o início da semana, a ilha estava em alerta amarelo devido ao risco vulcânico na área. O sistema de alerta tem quatro níveis, sendo o amarelo o segundo mais grave. Na manhã deste domingo, as autoridades começaram a retirar residentes com problemas de mobilidade nas vilas dos municípios localizados nas áreas mais próximas da zona vulcânica.
O complexo vulcânico ganhou destaque no Brasil após ser noticiado que seria o único que, em caso de erupção explosiva — nível mais alto de atividade vulcânica —, poderia ser capaz de gerar deslizamentos e provocar um tsunami com força suficiente para chegar à costa brasileira. O risco desse cenário acontecer, entretanto, é muito baixo, de acordo com especialistas.
VEJA TAMBÉM
Vulcão que pode gerar tsunami no Brasil entra em alerta amarelo de erupção
Tsunami pode atingir costa do Brasil. Verdade ou mentira? Confira o que dizem os especialistas