A previsão do tempo do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) para a próxima semana revela que Ponta Grossa passará por uma queda brusca de temperatura. A cidade passará de 29ºC, que é a máxima prevista para esta quinta-feira (27), para mínima de 4ºC na próxima quarta-feira (2).
A variação de 25ºC em sete dias é consequência do deslocamento de uma nova frente fria, que vem seguida de uma forte massa de ar de origem polar.
De acordo com o Simepar, a chuva deve retornar a Ponta Grossa nesta sexta-feira (28) e permanecer até a próxima terça-feira (1/11), quando as temperaturas devem ficar entre 7ºC e 14ºC. O destaque fica para a quarta-feira (2), que deve ser ensolarada, mas com mínima de 4ºC e máxima de 16ºC.
Frio intenso e atípico
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as previsões sugerem que, a partir da próxima segunda-feira (31), o frio chegará no Rio Grande do Sul e em parte de Santa Catarina, avançando, na sequência, por todo o território catarinense, para então avançar pelo Paraná, pelo centro-sul do Mato Grosso do Sul e em parte de São Paulo.
Entre os dias 31 de outubro e 1º de dezembro há uma pequena possibilidade de neve na região compreendida entre o planalto sul catarinense e os Aparados da Serra, no Rio Grande do Sul. Paralelamente, a massa de ar frio continuará se deslocando para o Sudeste, Centro-Oeste e Norte do país.
“A massa de ar frio deve atuar no Brasil até o fim da próxima semana, com possibilidade de temperaturas negativas e geadas até quinta-feira (3), principalmente, nas áreas mais altas da Região Sul”, informa o Instituto.
Veja também
Inmet prevê “frio intenso e atípico” no sul do país na próxima semana