Quinta-feira, 12 de Dezembro de 2024

Frio em PG: Prefeitura reforça ações de abordagem social de pessoas em situação de rua

2021-07-28 às 15:23

A Prefeitura de Ponta Grossa iniciou nesta terça-feira (27) o reforço das ações de abordagem social de pessoas que se encontram em situação de rua no Município. O foco das atividades é a orientação e encaminhamento de cidadãos ao Ginásio de Esportes Zukão, espaço escolhido para abrigá-los durante os dias de frio intenso que estão previstos para o Município.

A ação, articulada pelo gabinete da Prefeita Elizabeth Schmidt, foi desenvolvida por equipes da Fundação de Assistência Social (FASPG), Secretaria de Políticas Públicas Sociais (SMPPS), Secretaria de Cidadania e Segurança Pública (SMCSP) – Guarda Civil Municipal, Departamento de Cidadania e Defesa Civil – . Ao todo, 50 pessoas foram encaminhadas ao Ginásio, onde receberam roupas, cobertores e alimentação.

“Essa é a primeira de várias ações que a Prefeitura irá realizar nos próximos dias no intuito de promover o acolhimento das pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social e que são atingidas de maneira muito intensa com a queda das temperaturas. Temos uma equipe integrada por diversas secretarias do Município e que está totalmente focada em fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para oferecer o devido cuidado e acolhimento neste momento tão difícil”, destaca a prefeita Elizabeth Schmidt.

Segundo a presidente da Fundação e secretária de Políticas Públicas Sociais, Simone Kaminski, o principal objetivo é oferecer estrutura para que as pessoas em situação de rua e seus animais  possam se proteger do frio.

“Estamos conversando com o pessoal para tentar convencê-los a irem até o Ginásio Zukão pois os próximos dias serão de frio muito intenso.  Nossa intenção é levá-los para um local mais quente, com estrutura e alimentação para que possam passar uma noite mais segura e longe do frio”, declara.

De acordo com a secretária de Cidadania e Segurança Pública, Tânia Sviercoski, a ação integrada é essencial para que seja promovido o atendimento do maior número de pessoas em um espaço curto de tempo. “Além do trabalho de abordagem social, nossas equipes também ficaram responsáveis pelo transporte das pessoas e, eventualmente, seus animais de estimação, até o Ginásio. Dessa forma, é possível tornarmos o processo mais eficiente e célere em uma situação onde cada minuto é essencial para que se preserve a segurança e a vida”, finaliza.

da assessoria