Segunda-feira, 27 de Maio de 2024

Galeria: confira como foram as comemorações do Bicentenário da Independência em PG

2022-09-07 às 15:27

Após dois anos, Ponta Grossa pôde novamente celebrar a Independência do Brasil, com o tradicional desfile cívico-militar nas ruas centrais da cidade. Logo cedo, pairava a dúvida quanto à realização do evento, devido à insistência do mau tempo. Com a trégua das chuvas, a decisão final pelo desfile foi tomada em conjunto entre a prefeita Elizabeth Schmidt e o comando da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada.

Cerca de 2,5 mil pessoas de 15 instituições desfilaram pela Rua Balduíno Taques e Avenida Vicente Machado, entre Exército, policiais, veteranos, guardas municipais, bombeiros e outros representantes das forças de segurança, além de fanfarras de escolas públicas e particulares, profissionais da Secretaria Municipal de Educação e outras instituições.

“Após tanto tempo impedidos de realizar este evento que nossa cidade tanto ama, não gostaríamos de perder esta oportunidade. Por isso, em respeito à nossa população e a todos aqueles que se prepararam para desfilar nesta data tão importante quanto os 200 anos da nossa Independência, aguardamos até o último minuto possível para que as condições climáticas se estabilizassem e pudéssemos colocar as instituições na avenida”, disse a prefeita Elizabeth Schmidt.

Mesmo com a chance de chuva, o público também compareceu. Serigne Ka é senegalês e levou a filha Mommy, nascida no Brasil, para desfilar junto com outros alunos da rede pública municipal. “Foi muito legal, gostei, amei. Fiquei muito feliz por isso”, conta ele, que diz ter se sentido acolhido no país, há cerca de dez anos. Ele acompanhou todo o percurso e fez várias fotos da filha, que caminhou junto com a secretária de Educação, professora Simone Pereira Neves.

Conforme a secretária Simone, o desfile mostrou uma grande diversidade de instituições, grupos e projetos realizados no município. “Apesar de no início ficarmos um pouco apreensivos com a questão da chuva, ocorreu tudo bem. A chuva passou e o desfile prosseguiu, rompendo esse período em que não pudemos realizar essa celebração. Agradecemos a todos os segmentos que se inscreveram, civis e militares, para que fosse feita essa grande festa da população, especialmente para todos aqueles que vieram e demonstraram seu amor à Pátria, ao Brasil, nessa data tão especial”, afirmou a titular da Educação, organizadora do desfile.

Desfile de aniversário

Além do desfile do Bicentenário da Independência do Brasil (1822 – 2022), realizado neste 7 de setembro, o público terá nova oportunidade de ver a passagem das instituições da cidade, no próximo dia 15 de setembro. Na data, a cidade completará 199 anos.

da assessoria