Quinta-feira, 12 de Dezembro de 2024

‘Gerar Ponta Grossa’ desenvolve projeto de fomento ao empreendedorismo

2023-03-27 às 16:46

Em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta segunda-feira (27), o presidente do Conselho Diretor da empresa Geração de Emprego, Renda e Apoio ao Desenvolvimento Regional (Gerar), Francisco Essert, comentou sobre o projeto que fomenta o empreendedorismo há 20 anos, nos estados do Paraná, Santa Catarina e Espírito Santo.

A instituição desenvolveu uma metodologia para gerar trabalho e renda, fomentando o empreendedorismo. “Esse empreendedorismo não é aquele que atrai grandes investimentos, isso é importante, mas é fomentar o empreendedorismo local. Ir no bairro, perguntar quais vazios econômicos têm, que matéria prima tem, que boas ideias tem, a gente ajuda as pessoas a transformar essa sua ideia em uma opção de gerar renda”, destaca Francisco.

O empresário conta que, devido ao sucesso da metodologia, o projeto foi convidado pelo Governo Federal para ajudar a “emancipar os usuários do Bolsa Família”, para que aprendam novas oportunidades e não dependam exclusivamente do benefício. “Fomos em 50 municípios, em Pernambuco, Bahia, Ceará e Acre. A gente se reunia com pessoas que recebem o Bolsa Família, e fala para elas das opções de empreendimento, porque toda pessoa, por mais humilde que seja, tem uma aptidão, sabe fazer salgadinhos, doces, artesanato, conserto de bicicleta, transforme essa aptidão em uma possibilidade de gerar trabalho e renda”, pontua.

“Nosso projeto envolve toda a comunidade, e quando uma comunidade apoia o projeto, ele tem muito mais chance de dar certo do que quando faz individualmente. As autoridades locais apoiam e aí sim se transforma numa oportunidade real”, completa.

O Gerar oferece cursos gratuitos atua no setor de empreendedorismo, com os projetos ‘Mega’ e ‘Florescer’; na área de pré-aprendizagem com os cursos ‘Esquenta’ e ‘Cidadania Digital’; na área educacional e ambiental. “Hoje temos uma atuação muito forte no Paraná e Santa Catarina, onde tem 50 polos espalhados e temos uma ação no Espírito Santo, onde temos 20 municípios que participam conosco. No total, mais ou menos 450 mil pessoas já passaram pelos nossos projetos e nenhuma delas pagou um centavo por nada, semanalmente temos 12 mil pessoas atendidas por nós”, conclui.

Em Ponta Grossa, o Gerar está localizado na Rua Doutor Penteado de Almeida, número 240, Centro, próximo à UEPG. O telefone para contato é o (42) 9 9860-0050 (WhatsApp).

Confira a entrevista completa: