Sábado, 20 de Abril de 2024

Gesto concreto nas novenas de Natal ajudará paróquia da diocese de PG no Amazonas

2020-11-24 às 13:58

Neste Natal, ajude os irmãos da Amazônia. Doe!

‘Missão se faz com os pés dos que vão, com os joelhos dos que oram e com as mãos dos que contribuem’. Uma campanha em favor da ação missionária da Diocese de Ponta Grossa na Prelazia de Lábrea, no Amazonas, dará a chance a todos os diocesanos de praticar um importante gesto neste Natal. Sob o tema ‘Colaborar com a Missão é presentear Jesus no irmão’, a ação vai se desenrolar durante o Advento, quando as famílias, ao se prepararem para o nascimento do Salvador, possam também ajudar, concretamente, a fazer a luz do Cristo chegar aos povos mais esquecidos da Amazônia.  

Nesta segunda-feira (23), o material de divulgação, como cartazes e folders, além dos envelopes para as doações, começou a ser entregue nas paróquias de Ponta Grossa. A campanha acontecerá até o Dia de Reis, em 6 de janeiro. De acordo com a coordenadora do Conselho Missionário Diocesano, Neuci Marques de Jesus, ação atende um pedido dos padres da Diocese que estão na Paróquia São João Batista, em Canutama (AM), padres José Nilson Santos e Osvaldo Pinheiro. “O pedido era para que a Diocese de Ponta Grossa ajudasse nas principais necessidades da igreja de lá, como a reforma do barco da missão, a adequação dos espaços de evangelização da paróquia e nas visitas missionárias de 2021, as chamadas ‘desobrigas’, que os padres fazem uma vez por ano e para o que precisam de recursos financeiros”, explica Neuci.

“Como temos (com a Prelazia) o Projeto da Igreja-Irmã, pensamos, junto com a coordenação da Ação Evangelizadora, uma forma de envolver toda a diocese para que participasse da campanha. Veio, então, a ideia de se criar um gesto concreto dentro das novenas de Natal. As famílias são convidadas a colaborar materialmente com uma oferta. Vão se organizar e, no último encontro da novena, farão essa doação. Lembrando que quem não estiver participando da novena também pode contribuir da mesma forma, colocando sua oferta na caixa de presente que será deixada em cada paróquia”, acrescenta, citando que os párocos motivarão as comunidades para que contribuam e se preparem da melhor forma nesse tempo de Advento. “Uma das formas de se participar da missão é também com a ajuda material e com a oração. Por isso pedimos que as famílias rezem a oração missionária preparada pelo bispo Dom Sergio e que está no folder. Esse é o nosso jeito de sermos Igreja Missionária”.

O diácono Gilson Camilo da Silva se diz muito feliz por fazer parte dessa campanha. Ele a esposa, Bernadete, e mais quatro missionários estiveram em Lábrea, entre dezembro de 2019 e janeiro de 2020. “Foi uma experiência única fazer parte da vida daquele povo, apesar de pouco tempo. Nos encheu de esperança e força para continuarmos a caminhada. Nas visitas que fizemos às famílias ribeirinhas, encontramos pessoas muito felizes, animadas com a nossa presença, alegres em poder participar de uma Santa Missa. Convido você a fazer parte dessa missão, ajudando com a sua oferta, não para levar alimento ou vestuário, mas para levar Jesus Cristo, através do sacramento, para aquelas comunidades”, destaca.

O bispo da Prelazia de Lábrea, Dom Santiago Sánchez Sebastian ficou sabendo da campanha no último dia 7, durante a reunião dos bispos referenciais da Ação Missionária. “Fiquei muito feliz quando dom Sergio falou que um gesto concreto de ação missionária da Diocese de Ponta Grossa seria a novena de Natal. Fiquei feliz porque vocês são a nossa Igreja-Irmã; porque esse gesto concreto vai nos aproximar mais ainda, para ser mais irmãos. Ficamos gratos. Vamos agradecer com essa alegria, essa luz de Natal, desejando que realmente esse Jesus, que nasce, possa nascer em nossos corações e que essa fraternidade seja para iluminar o mundo, iniciando pelo seu lar”, enaltece dom Santiago.

Da Assessoria