Terça-feira, 22 de Julho de 2025

Golpe de R$ 200 mil na Casas Bahia de PG; entenda como tudo era feito

Investigação revelou fraude sofisticada que duplicava pontuação de vendas, garantindo premiações indevidas sem prejuízo aos clientes.
2025-07-21 às 21:11

Dezoito funcionários da rede Casas Bahia, sendo 17 atuando em Ponta Grossa e um em Curitiba, foram suspeitos de arquitetar um golpe para fraudar uma campanha interna de vendas da empresa. O objetivo do esquema era aumentar artificialmente o desempenho dos vendedores durante a campanha “Super Feras em Vendas”, que premiava os que atingissem metas com viagens à Disney e bonificações financeiras.

O golpe funcionava da seguinte forma:

  • Primeiramente, os funcionários realizavam vendas legítimas para os clientes e recebiam o pagamento.
  • Em seguida, essas compras eram canceladas e o valor pago era convertido em crédito para o cliente no sistema.
  • Utilizando esse crédito, eles faziam uma nova venda para o mesmo cliente, registrando novamente a transação no sistema e, assim, duplicando os pontos que contavam para as premiações internas da campanha.
  • Esse processo era facilitado por uma falha no sistema interno da empresa, que não atualizava corretamente o status das vendas canceladas, permitindo que elas continuassem valendo para o cálculo das bonificações dos funcionários.

Como consequência do esquema, a empresa teve um prejuízo de R$205.343,97, valor correspondente às comissões pagas indevidamente por vendas inexistentes. Um doPs funcionários chegou a receber, sozinho, cerca de R$16.355,03 em ganhos indevidos. A filial de Ponta Grossa concentrou a maior parte dos benefícios obtidos de forma fraudulenta.

O esquema foi descoberto após a própria Casas Bahia identificar condutas suspeitas e abrir uma investigação interna. Após a confirmação da fraude, todos os envolvidos foram demitidos e o caso foi denunciado à Polícia Civil. Os 18 suspeitos foram indiciados pelos crimes de estelionato e associação criminosa, com penas previstas de dois a oito anos de prisão, além de multa.

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A Justiça determinou, ainda, o bloqueio de bens dos investigados para garantir o ressarcimento dos valores em caso de condenação. Segundo a empresa, nenhum cliente foi lesado, tendo todos recebido os produtos normalmente; o golpe tinha como alvo apenas o sistema de premiação interna da loja. Ainda na época, a empresa havia enviado uma nota ao D’Ponta News, informando sobre as demissões em massa. Confira:

“A Casas Bahia confirma as demissões e informa que a loja segue operando normalmente. Os clientes continuam sendo atendidos na mesma loja, bem como em seus canais digitais, com um mix completo de produtos e investimentos permanentes.”