Terça-feira, 30 de Abril de 2024

Governador e prefeita Elizabeth anunciam mudanças na Saúde de PG

2022-06-16 às 08:36
Hospital Municipal Amadeu Puppi (Foto: Arquivo/Assessoria PMPG)

Depois de reformado pela Prefeitura de Ponta Grossa, o Governo do Estado através da Secretaria de Saúde, propôs à Prefeitura a transformação do antigo Pronto Socorro Municipal em Hospital vocacionado para o atendimento ao trauma – ampliando a oferta de serviços no futuro nas especialidades de ortopedia e traumatologia, garantindo mais leitos a toda população. Essa parceria consistirá com o apoio do Governo no planejamento e nas estratégias para abertura do hospital e com linhas de financiamento dos programas existentes à assistência hospitalar no Estado do Paraná. “Estamos trabalhando para mudar a realidade da saúde em Ponta Grossa”, reforça a prefeita Elizabeth Schmidt.

Mais leitos

O anúncio da parceria com o Amadeu Puppi, que será oficializado na próxima segunda-feira com a vinda do Governador, também traz novas notícias. O prédio da enfermaria do antigo Pronto Socorro passará a ser utilizado nas próximas semanas como Ambulatório de Especialidades Médicas pela UEPG, enquanto acontecem as obras do AME junto ao Hospital Regional.

Com isso serão abertos, no Hospital Regional, o total de 63 leitos para fortalecer o Sistema de Saúde Pública de Ponta Grossa e de todos os Campos Gerais. A utilização do Bloco do Amadeu não afetará as obras do prédio central e do centro cirúrgico, que foram fechados para reforma por determinação da Vigilância Sanitária. O acesso será independente e as equipes da UEPG e da Prefeitura começam a trabalhar para operacionalizar esses planos nas próximas semanas.

Em 30 dias deverá ser publicado o edital de reforma do Amadeu. A obra tem previsão de execução entre 18 e 20 meses.

Superpostos

O Governador Ratinho Jr também deve anunciar a liberação de mais R$ 4 milhões para a construção de outros 2 Superpostos em regiões com alta concentração de pessoas, dando sequência ao planejamento da Prefeitura de levar atendimento de qualidade próximo onde as famílias que mais precisam possam ter melhor atenção básica.

Com a nova UPA Uvaranas – que já está em fase de projeto para licitação pela Prefeitura –, os Superpostos e a reforma e modernização de 15 Unidades Básicas em 2022, outras 15 em 2023 e mais 15 em 2024, o município terá uma nova realidade nós serviços de Saúde: serão 3 UPAs, o novo Centro de Atendimento da Criança que funciona 24H, entre 4 e seis Superpostos e mais 45 Unidades Básicas reformuladas e equipadas, tendo como retaguarda os bons serviços prestados pelo Samu, pelo Hospital Regional e Materno Infantil (da UEPG) e outros hospitais de Ponta Grossa.

da assessoria